Devo fazer um concurso para ganhar experiência Capa

Devo fazer um concurso para ganhar experiência?

Muitos concurseiros me procuram para saber se eles devem fazer um concurso para ganhar experiência, para descobrir se a sua preparação está em um bom nível ou se ainda precisa de muitos ajustes. Se você está com essa mesma dúvida, espero ajudá-lo!


Prestar um concurso para pegar mais a manha sobre como fazer prova e testar o seu conhecimento em algumas disciplinas é ótimo. Como dizia o saudoso mestre Didi: “Treino é treino, jogo é jogo”. E é só jogando que se aprende a fazer um concurso. Não há nada melhor para um guerreiro do que treinar em situação real de combate.

Qualquer experiência é válida?

Fazer outros concursos como treinamento para “saber fazer provas” é plenamente válido. Inclusive, esse é um dos 3 pilares para aprovação. Mas, não acredito que se inscrever em qualquer concurso seja proveitoso.

É preciso tomar muito cuidado para não desviar do cargo que você almeja. Primeiramente você deve se preocupar em adquirir bom conhecimento nas disciplinas principais da área (as quais chamo de disciplinas básicas). Pode demorar para que você ganhe uma boa bagagem nelas, mas elas valem muitos pontos no seu concurso.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Testar o tempo de prova é importante?

Já recebi centenas de e-mails de concurseiros aflitos com o tempo de prova e, com isso, se propõem a fazer um concurso com disciplinas totalmente distintas das básicas da área que desejam seguir. Tempo de prova é muito importante, mas como que é possível saber o seu tempo de prova se você não estudou todas as disciplinas e não será capaz de resolver todas as questões?

Sei que é difícil decidir e que quando abre um edital legal ficamos tentados a nos inscrever. Essa é uma decisão muito séria! Quando se trata de concursos, você não pode ser uma daquelas metralhadoras que atira para todos os lados. É importante ter foco nos seus objetivos!


Quero fazer um concurso para ganhar experiência de prova, mas não estudei todo o conteúdo. O que você me aconselha, Meirelles?

Não aconselhamos um concurseiro desviar o seu foco totalmente para um concurso em que vai aproveitar pouco das disciplinas básicas e ter uma chance mínima de passar. Aí é perda de tempo e, ainda, irá prejudicá-lo no seu objetivo.

Pense bem antes de encarar um concurso para ganhar experiência de prova. Sempre pese na balança se compensa ou não desviar os seus estudos para prestar um concurso quando há poucas chances ou interesse em passar.

Agora que você já se Deve ou não fazer um concurso para ganhar experiência, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.