Blog
Concurso para auditor fiscal como aproveitar as opções semelhantes Capa

Concurso para auditor fiscal: requisitos para vagas e salários

Você pretende prestar concurso para auditor fiscal? Uma pergunta feita por muitos é a seguinte: “Se estou estudando para um concurso da área fiscal, é possível aproveitar o conteúdo estudado para prestar outros concursos semelhantes?”

Se você também tem essa dúvida, vamos te explicar tudo.

Variações na nomenclatura de concurso para auditor fiscal

Quando falamos em concursos dessa área, estamos falando em concursos públicos que vão selecionar candidatos para exercer o cargo de Auditor Fiscal. Os candidatos aprovados nos concursos para Auditor Fiscal vão trabalhar com a fiscalização de tributos em vários aspectos diferentes que falaremos mais abaixo.

Entretanto, o mais importante a ser falado é que nem sempre o nome do cargo é “Auditor Fiscal”. Em alguns estados ou municípios, o cargo é denominado de:

  • “Fiscal de Tributos”;
  • “Fiscal Tributário”;
  • “Fiscal de Rendas”;
  • “Agente Fiscal”;
  • “Agente Fiscal de Rendas”;
  • “Auditor Fiscal Tributário”. 

Ainda existem os Analistas Tributários de nível federal, no qual estão os três maiores de todos os concursos fiscais do país. Com tantos cargos assim, que compõem a chamada “área fiscal”, é claro que surgem algumas dúvidas, como:

  • Qual concurso fazer?
  • Se você deve ou não fazer um, ou mais concursos semelhantes?
  • Quanto recebe um auditor fiscal?
  • O que precisa saber para concorrer a essa vaga?

Essa e mais algumas dúvidas serão debatidas no decorrer do artigo, fique até o final!

O que faz um auditor fiscal?

concurso para auditor fiscal

De maneira geral, o estudante que passar em um concurso para auditor fiscal será responsável pela(o):

  • Administração tributária e aduaneira;
  • Fiscalização do cumprimento dos direitos trabalhistas e fiscais;
  • Análise de pagamentos tributários;
  • Identificação de sonegação;
  • Processos de restituição ou compensação de tributos;
  • Entre outros.

Vale ressaltar que algumas funções podem variar conforme a esfera de atuação do concurso para auditor fiscal. Por exemplo, se ele for funcionário público do Executivo Federal, quando ele terá suas funções voltadas para a Receita Federal. Já se o cargo de auditor fiscal for estadual e do municipal, a atuação será na Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

O que é preciso para ser auditor fiscal?

O primeiro passo para ser auditor fiscal é verificar se você se enquadra nos requisitos do concurso. Alguns podem variar conforme o ente ou banca, mas, de maneira geral, é preciso:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa (verificar condições);
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Possuir ensino superior completo.

E, claro, ser aprovado no concurso para auditor fiscal!

Vale ressaltar que a graduação pode ser em qualquer área, mas os cursos mais recorrentes são contabilidade e direito.

Quanto ganha um auditor fiscal?

concurso para auditor

O cargo de auditor fiscal demanda muita confiança, os concursos costumam ser muito concorridos e o salário acompanha esses desafios. Então, quanto ganha um aluno que passa no concurso para auditor fiscal? Os valores variam conforme o ente pagador, mas, em média, o salário é de R$ 22 mil ao mês.

Abaixo quanto ganha um auditor fiscal, de acordo com a Glassdoor, e alguns exemplos de cargos com seus respectivos salários.

Qual concurso fazer?

Ao se deparar com tantos concursos semelhantes dentro de uma área ampla, o concursando pode pensar em fazer mais de um e aumentar suas chances de aprovação. E ele está correto! É uma boa oportunidade para aumentar a probabilidade de ser aprovado.

Afinal, cada prova é uma maneira de se aproximar do seu sonho. Mas é preciso observar quais concursos valem a pena desbravar, pois a ideia é aumentar suas chances, não diminuí-las. Então, vamos saber quais concursos são parecidos e quando é a hora de abrir o leque.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkeley e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Todos os concursos fiscais

Temos três concursos de nível federal, 27 de nível estadual e mais de 5 mil a nível municipal. A grande maioria dos municípios não tem fisco e pagam um salário muito inferior aos demais. Mas existem algumas dezenas deles que valem a pena e podem ser considerados.

Apesar de ser uma decisão pessoal, a maioria dos aprovados de vários concursos são pessoas que estavam “paradas” na área fiscal, e veem uma oportunidade em outros concursos que abrem. As escolhas podem ser motivadas, por exemplo, baseadas no leque de quais cidades você está disposto a viver.

Esse é um filtro que pode ajudar bastante a definir sua “área de alcance”. Você já fez a relação de oportunidades, além do concurso para auditor fiscal, que valem a pena se inscrever?

Concursos semelhantes para área fiscal e o peso das suas diferenças

Para determinar quais concursos prestar, é importante compreender que existem diversas matérias semelhantes nos concursos da área fiscal. Notar essas coincidências é fundamental para o seu planejamento, e para escolher os concursos certos. Ao se preparar para uma determinada prova, você estará estudando para outras em simultâneo. A dica está, portanto, em prestar atenção nas matérias que os concursos não têm em comum. 

Quanto maior for esse conteúdo, mais tempo de estudo vai ser necessário e mais trabalho você terá. Por isso, trata-se de uma decisão pessoal: quanto você consegue estudar e até quando vale a pena? Lembre-se: qualquer coisa que te desvie muito do caminho da aprovação deve ser evitada!

A vantagem de ser um concursando experiente

Quanto mais você estuda, mais você aprende, certo? Assim, quanto mais tempo passa, mais possibilidades você tem de ampliar seu escopo de concursos semelhantes. Principalmente se considerarmos que os conteúdos vão se consolidando com o passar do tempo.

É como se as diferenças de matérias, entre os diferentes concursos, tivessem cada vez menos peso, conforme você ganha experiência em concursos. Pense nisso, faça o seu planejamento para os concursos de auditor fiscal.

Não deixe de ler: 3 pilares para ter sucesso em um concurso público.

E, falando em planejamento, saiba que você não precisa tentar fazer toda essa preparação sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastro, escolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos, o app monta seu ciclo de estudo perfeito, personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente:

  • Controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • Acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • Ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • Rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • Tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.