Concurso federal: ainda vale a pena estudar para cargos deste nível?
Nos últimos o governo federal começou a tratar com mais rigor os concursos públicos federais, gerando uma série de critérios para que novos certames possam ser realizados nessa instância. Sendo essa postura um verdadeiro filtro para novos certames, será que ainda vale a pena estudar para um concurso federal?
Os concursos de nível federal sempre foram os mais almejados, uma vez que reúnem bons salários, alta estabilidade, abrangência nacional, além do status de ser servidor público da União.
Entretanto, com o endurecimento dos concursos para essa área, muitos já se perguntam se não é melhor passar a prestar concursos estaduais e municipais – seja de forma definitiva ou até mesmo como um concurso escada, enquanto o federal desejado não vem.
Assim sendo, decidi escrever um artigo explicando se ainda vale a pena estudar para fazer um concurso federal. Continue a leitura!
Os concursos do Poder Executivo do Governo Federal
Primeiramente, vou partir do pressuposto de que o seu sonho é ter um dos cargos mais renomados do Poder Executivo Federal, como:
- Auditor da Receita Federal;
- Auditor Fiscal do Trabalho;
- Analista de Finanças e Controle;
- Analista de Planejamento do MPOG;
- entre outros.
Nesses casos, se há outros concursos semelhantes a esses em vista, talvez seja uma boa opção cogitar fazê-los.
Por exemplo, há vários concursos de Fiscal de ICMS que são tão bem remunerados quanto os da Receita Federal.
Portanto, eu recomendo que você “olhe para os lados” caso já tenha anos de estudo.
Em contrapartida, se você tem pouco tempo de estudo e sonha com um desses cargos, agradeça ao governo federal por ter reduzido o “passo” dos concursos, pois, assim, você terá tempo de sobra para estudar e estar 100% preparado para quando a oportunidade surgir.
Afinal, com pouco tempo de estudo, se tivesse algum concurso federal este ano, as suas chances de aprovação seriam mínimas.
Por que prestar um concurso estadual ou municipal agora?
Como eu já vinha dizendo, se você já percorreu um bom caminho nos estudos para um concurso federal, tentar um estadual, por exemplo, talvez seja vantajoso agora.
É claro que um concurso federal possui inúmeras vantagens, dentre elas a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do país.
Assim, você tem a chance de trabalhar onde você está, retornar para sua cidade/estado natal ou até mesmo se mudar para outra localidade que sempre desejou morar.
Além do mais, um concurso federal possui estabilidade maior em termos de salário e do status do cargo. Os salários, em geral, são mais altos e são profissões mais prestigiadas.
Quanto à lisura, um concurso federal também possui mais credibilidade. Geralmente, são administrados por bancas mais renomadas, como Cespe, FCC e outras, que possuem um estilo de prova bem definido e são confiáveis.
No entanto, um concurso estadual e municipal agora pode ser uma boa oportunidade, servindo até mesmo de concurso escada.
Você pode buscar opções com uma jornada de trabalho reduzida, de 6 ou 7 horas diárias, o que irá possibilitar ter mais tempo livre para estudar.
Além disso, o cargo assumido gera uma renda que vai custear livros, cursos e despesas pessoais enquanto você estiver estudando para o concurso federal almejado.
Isso, é claro, ajuda a diminuir a pressão familiar pelos resultados e é possível ter tranquilidade para estudar enquanto as contas são pagas sem sufoco.
Você sabia?
Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.
Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).
Se você começou a estudar para um concurso federal agora, atente-se ao futuro
É claro que, começando a estudar agora, o ideal é manter o seu foco no concurso federal, caso seja seu sonho.
Entretanto, lembre que o futuro ainda é incerto. Pode ser que chegue ao final de 2020 e o seu concurso federal ainda não tenha sido realizado.
Dessa forma, após mais de um ano de estudo, você estará experiente e poderá avaliar outras oportunidades.
Meu saudoso amigo Deme dizia “não seja promíscuo” – ou seja, não fique mudando de área toda hora, mas esteja atento a oportunidades muito boas dentro da sua área.
Lembrando que, por hora, tentar um concurso estadual ou municipal não te impede de continuar estudando para o concurso federal desejado. Pelo contrário, pode te dar um fôlego extra, tanto de motivação quanto financeiramente.
Além do mais, há a chance de você se apaixonar pelo novo cargo e nem precisar voltar a ser concurseiro.
O novo cenário não é desculpa para deixar de estudar
É claro que o novo cenário no governo enrijeceu os critérios para a realização de novos certames do nível federal.
No entanto, não ter previsão para o concurso federal que você almeja não é desculpa para não estudar.
Dessa forma, ou você continua estudando para quando o concurso federal almejado vier ou então é hora de rever as possibilidades e se dedicar a novos certames.
Fato é que a aprovação só virá com muito esforço e dedicação contínua! Dessa forma, não veja essa desaceleração dos concursos como um entrave, mas um respiro para estudar para um concurso federal. Ou, também, uma oportunidade de reflexão para buscar novas oportunidades.
Que tal uma ajudinha nos estudos?
De toda forma, para intensificar os seus estudos e não deixar o ritmo se perder neste momento, uma boa dica é investir na eficiência dos seus estudos.
É verdade que as dificuldades do caminho da aprovação são enormes. Mas elas podem ser muito facilitadas quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.
Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.
Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:
- controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
- acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
- ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
- rever o histórico de tudo o que foi estudado;
- tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
- Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!
Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.
Um abraço, Thiago Magalhães.
Ver todos os artigos de Thiago Magalhães