Concurseiro precisa de Vade Mecum Capa

Concurseiro precisa de Vade Mecum?

Está estudando para concursos públicos e pensa em adquirir um Vade Mecum? Será que isso é realmente necessário? Nesse post, tento responder essa dúvida frequente de muitos concurseiros. Se você também está se questionando se deve ou não comprar um Vade Mecum, espero ajudá-lo!

Um dos principais fatores para a aprovação de um concurseiro é a escolha dos materiais de estudo adequados. Como já disse algumas vezes aqui no blog, evite comprar o primeiro material que encontrar e passe longe dos sebos ou lojas de livros usados. Principalmente quando se trata de livros de Direito, Códigos, gramáticas anteriores ao novo acordo ortográfico etc. que devem ser materiais de estudo atualizados.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).


Vade Mecum

Da expressão em latim que significa “vai comigo“, Vade mecum​ é o nome dado para um livro para referências.

Muito tradicional nas áreas jurídicas, refere-se a um compilado das obras básicas para serem consultadas facilmente como, por exemplo, a Constituição Federal, Código das Leis Trabalhistas e outros.

Não sou da área jurídica, devo comprar o Vade Mecum?

Se você vai prestar concurso público para outras áreas como de tribunais, bancos, polícia ou fiscal, o Vade Mecum não é um material essencial, na grande maioria dos casos.

Muitos concursos de nível superior geralmente cobram mais conceitos, jurisprudência e doutrina. Enquanto que os concursos de nível médio quase sempre são decorebas, ou seja, as questões caem ao pé da letra da lei. Dessa forma, é muito importante que você possua a legislação cobrada em seu concurso público.

Basta entrar no site da Presidência da República, na área “Legislação” e imprimir da forma que preferir. No vídeo dessa semana, dou uma super dica para manter a legislação que cai no seu concurso público sempre atualizada.

Agora que você já sabe quando um Concurseiro precisa de Vade Mecum, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho na sua jornada, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.