como-virar-concurseiro

Como virar um concurseiro: 5 dicas de que fazer para se dedicar

É desafiador, mas ao mesmo tempo uma tarefa excitante encarar o universo dos concursos. Há novas pessoas interessantes para conhecer e milhares de conceitos desafiadores para compreender. Mas como virar um concurseiro bem-sucedido?

Para ser concurseiro de verdade é preciso ajustar algumas coisas na rotina e equilibrar a vida como um todo, pois independente da prova ela exigirá foco, disciplina e determinação.

Então, o que fazer para dar essa virada e garantir que seu tempo seja bem aproveitado? Bem, a realidade é que cada aluno é diferente e o que pode funcionar para outra pessoa pode não funcionar para você.

Mas existem várias dicas úteis que são aplicáveis ​​à vida de um concurseiro em geral, e elas podem fazer toda a diferença para uma educação bem-sucedida. Então, se você já quiser saber como virar um concurseiro, é isso que você deveria fazer:

5 dicas de como virar um concurseiro

1. Escreva – não digite!

Pode ser tentador fazer anotações em um notebook ou tablet, afinal, é mais rápido e fácil de digitar e você terá mais informações para analisar mais tarde.

De acordo com alguns estudos, no entanto, os alunos que escrevem suas anotações realmente aprendem mais. Isso ocorre porque escrever e digitar exigem diferentes processos cognitivos.

Quando você anota informações à mão, a natureza mais lenta e complicada da escrita significa que você está mais inclinado a realmente ouvir e compreender o que está sendo dito.

Como resultado, o que você escreve é ​​um resumo sucinto do que seu cérebro acabou de entender. A digitação, por outro lado, pode facilmente se tornar uma atividade desatenta.

Baseado nisso, para virar um concurseiro bem-sucedido e reter melhor as várias matérias que você precisa estudar, compre um bloco de notas, caderno e mãos à obra!

Boas notas = estudo mais fácil

Quando você está lendo ou ouvindo, fazer anotações ajuda você a se concentrar.

Tomar notas não significa escrever cada palavra que você ouve; você precisa decidir ativamente o que é importante e como está relacionado ao que você estudou.

As notas ajudam você a manter um registro permanente do que leu ou ouviu. Isso será útil quando você for revisar no futuro para exames ou outras razões.

Agora, o mais importante, não sabe como fazer anotações?

Aqui estão algumas dicas úteis para que você possa fazer anotações e tornar seu estudo mais fácil:

  • Escreva seus dados na ordem correta;
  • Não inclua ideias desnecessárias em suas anotações;
  • Escreva cabeçalhos e subtítulos para parágrafos longos;
  • Faça uma tabela e um diagrama apropriados que forneçam referências ao tópico.

2. Cerque-se das pessoas certas

Certifique-se de estar vivendo em um ambiente que permita estudar sem distrações quando precisar.

Uma pesquisa recente do Dartmouth College descobriu que os hábitos de estudiosos mais sérios tiveram um impacto positivo nos graus de seus colegas de classe menos academicamente dedicados.

Assim, ao virar um concurseiro, você precisa de uma rede de apoio que compreenda seu objetivo e o ajude a cumpri-lo. Integrar sua família e amigos nos seus planos vai incentivá-lo ainda mais.

3. Faça uma boa gestão do tempo

Aprender a organizar o tempo de forma eficaz é uma habilidade importante para virar um concurseiro bem-sucedido.

Mas muitos estudantes lutam para encontrar tempo para completar todas as suas tarefas, levando ao estresse e à frustração.

Aqui está uma lista de dicas eficazes de gerenciamento de tempo para os alunos:

  • Quebre grandes tarefas em tarefas menores;
  • Defina metas e prazos para projetos;
  • Tenha um plano de estudos eficiente;
  • Avalie honestamente a quantidade de tempo que você desperdiça;
  • Não procrastine;
  • Desligue ou deixe as notificações do celular no silencioso;
  • Saia da internet;
  • Concentre-se em apenas uma coisa;
  • Faça uma pausa de 5 a 10 minutos para recuperar seu foco ou utilize técnicas como como a Pomodoro para estudar melhor.

A procrastinação é um grande problema para muitos concurseiros. Você se senta, pronto para finalmente começar a estudar, quando, de repente, você está envolvido com três conversas diferentes no WhatsApp e um episódio de Friends. Tudo isso antes do final do primeiro parágrafo.

Claro, é compreensível. A maioria das pessoas se distrai facilmente. Mas ser capaz de se concentrar é uma habilidade importante para dominar e, a menos que você faça isso, você terá dificuldades para fazer qualquer coisa.

Comece removendo as distrações mais imediatas, como o telefone, e certifique-se de que sua mente esteja apenas em uma coisa: seu estudo. Quando você está livre de distrações, você será muito mais produtivo.

4. Tenha uma mentalidade de crescimento

Existe um fato: não se trata de quão bom você é, e sim o quão bom você quer ser!

Esforço é o que faz você inteligente ou talentoso, e essa qualidade torna o concurseiro bem-sucedido diferente dos outros.

Outra coisa importante é “crença”.

Se você acredita que nada é impossível e pode alcançar o sucesso com esforço, ninguém pode impedi-lo de virar um concurseiro bem-sucedido.

Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para ter uma mentalidade de crescimento:

  • Substitua a palavra “falhando” por “aprendendo”;
  • Veja os desafios como uma oportunidade;
  • Enfatize o crescimento acima da velocidade;
  • Defina altos padrões.

5. Organize-se

Quantas vezes você tentou dizer a si mesmo “está tudo bem deixar tudo para o último minuto, eu funciono bem sob pressão” e terminou desastrosamente?

Se você quer mesmo virar um concurseiro, organizar-se vai lhe poupar muito tempo e estresse.

Tomando uma abordagem organizada para seus estudos pode economizar seu tempo a longo prazo.

Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a se organizar:

  • Adote um método para estudar como o ciclo de estudo;
  • Gaste no mínimo 15 minutos por dia para preparar sua lista de tarefas para amanhã;
  • Programe o seu tempo de estudo com antecedência, escrevendo-se um horário semanal.

Ser super organizado irá prepará-lo perfeitamente para um ótimo resultado.

Virar um concurseiro bem-sucedido pode parecer difícil no início. Mas estudar pode ser muito mais fácil com a ajuda da tecnologia.

O Estudaqui pode ser a solução que você precisava para montar um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas necessidades. Tudo automático e considerando a sua facilidade PESSOAL em cada disciplina.

O aplicativo possui a funcionalidade de controle para que você possa ver o quanto já avançou e o quanto ainda falta para terminar seu ciclo de estudo.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Acesse nosso site e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves