13 dicas infalíveis para ter mais motivação para estudar
Motivação para estudar é algo difícil de se conseguir por muito tempo seguido. Em alguns momentos, a rotina pode se tornar chata, entediante e desmotivadora. Mesmo com um objetivo definido, como passar em um concurso, é difícil manter o ânimo.
É nessas horas que algumas dicas de como ter motivação para estudar podem fazer toda a diferença.
Mas por que é tão importante saber como se motivar para estudar? Vamos encarar a verdade: é muito mais fácil assistir a um vídeo do YouTube, percorrer o feed do Instagram ou responder a um amigo no WhatsApp, não é mesmo?
Entretanto, nada disso vai te ajudar a passar na prova e, pior, são formas de procrastinação que tomam muito tempo e fazem você perder sua concentração. Ao perceber o tempo que perdeu fazendo nada, você tem uma crescente sensação de pânico e desmotivação, e não sabe onde parou, nem por onde começar.
Esses são sinais clássicos de que você está perdendo o interesse pelos estudos e que a desmotivação está se instalando. Nesse processo, o próximo passo é você parar de render nas horas dedicadas ao estudo. Não há nada pior para um concurseiro do que estudar e não conseguir absorver a matéria!
Como este é um tópico muito importante para quem está se preparando para concursos, criamos um guia com 13 dicas de como ter motivação para estudar.
Prepare-se para dizer adeus à procrastinação!
Como ter motivação para estudar? 13 boas práticas para adotar na sua rotina de estudos
Para te ajudar a aprender como ter motivação para estudar sozinho, mostraremos aqui:
- Descubra por que você procrastina
- Divida o material em partes menores
- Recompense-se
- Crie uma rotina de estudo
- Repita para você mesmo o seu objetivo
- Use um mapa mental para organizar as informações
- Entenda o tópico, não apenas decore
- Procure por lacunas na sua compreensão
- Crie pequenos blocos de estudos
- Exercite-se regularmente
- Lembre-se de que isso não vai durar para sempre
- Foque no processo, não no resultado
- Livre-se das distrações
Continue lendo e veja os detalhes de cada uma das dicas a seguir.
1. Descubra por que você procrastina
A procrastinação é um problema complexo que pode ter inúmeras causas. Aqui estão algumas das mais comuns:
- você se convenceu de que o conteúdo está além de suas habilidades de compreensão;
- acha o tópico para o qual deve se dedicar chato;
- está esperando o momento “perfeito” para começar suas leituras e práticas;
- a tarefa se tornou tão grande que você não sabe por onde começar.
Entender por que você procrastina é o primeiro passo para compreender como ter motivação para estudar. Por isso, passe algum tempo refletindo sobre o que faz você procrastinar.
Isso permitirá que você identifique quais das seguintes dicas te ajudarão mais. Essa autoanálise também é valiosa para você ser capaz de perceber que está próximo de interromper sua tarefa.
Tornar esse problema algo consciente vai te ajudar muito a racionalizá-lo antes de se entregar e parar de estudar.
2. Divida o material em partes menores
Uma das principais causas da procrastinação é ter uma tarefa muito grande à frente, por exemplo, estudar todo o conteúdo de Direito Constitucional.
Então, se você quer saber como ter motivação para estudar sozinho, nossa sugestão é dividir cada conteúdo em partes menores. Ao terminar uma delas, você passa para a seguinte. Nesse processo, conforme você vai terminando as partes, mais próximo está de concluir o todo.
Você pode, por exemplo, ter a meta de analisar três páginas da Constituição, completar cinco exercícios de Raciocínio Lógico e fazer uma prova de edições de concursos passados por semana.
Se você gostou dessa dica, pode se interessar no método de ciclo de estudo. Sugerimos a leitura do artigo “Ciclo de estudos: guia completo, o que é, pra que serve e como fazer”.
3. Recompense-se
Toda vez que você completar uma ou duas partes do caminho até o objetivo final, recompense-se com um curto período de relaxamento.
Pode ser cinco minutos no seu jogo favorito, uma curta caminhada ou tocar violão. Premiar-se com pausas curtas e agradáveis é uma parte fundamental para a motivação constante.
Inclusive, esse método é muito similar à Técnica Pomodoro. Basicamente, a ideia é manter o foco total em uma atividade por 25 minutos e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Após completar quatro ciclos, você pode fazer uma pausa mais longa.
Isso ajuda aumentar a produtividade e evitar a procrastinação.
4. Crie uma rotina de estudo
Para aproveitar 100% dessa dica de como se motivar para estudar, você vai precisar aprender como montar um cronograma de estudos.
Você não precisa se prender aos métodos de cronograma que definem o dia, a hora e o que vai estudar ao longo da semana. Os especialistas em concursos sugerem buscar um método menos maçante.
Novamente, o ciclo de estudos é a melhor opção para esse problema. E, se você quiser ganhar tempo e eficiência ao fazer o seu ciclo de estudos perfeito, além de ter vários outros controles e gráficos que vão te manter mais motivado do que nunca, você precisa conhecer melhor o Estudaqui.
Confira no vídeo abaixo o que é um ciclo de estudo e como fazer um:
5. Repita para você mesmo o seu objetivo
Encontrar a motivação para estudar para concurso pode ser muito difícil, mas a recompensa de todo o esforço virá quando você passar em uma prova. Então, se o desânimo chegar, olhe no espelho e fale em voz alta o porquê de você estar fazendo isso.
Relembrar as razões para tanto esforço ajuda na longa caminhada até o sucesso. Afinal, estudar para concurso é sobre o que você deseja para o seu futuro. Você pode até escrever uma lista com as razões pelas quais você está tentando uma vaga no concurso. Acorde e leia toda manhã.
Quer outra dica boa? Tente arrumar um holerite de pagamento de algum concursado para guardar na sua gaveta. Sempre que estiver desanimado, basta olhar para o salário e se lembrar do quanto você quer ganhar aquela bolada mensalmente.
Leia também: Filmes de motivação para estudantes: 22 filmes para se motivar
6. Use um mapa mental para organizar as informações
Se você é como a maioria das pessoas, é provável que tenha aprendido a usar listas para resumir informações — um exemplo clássico são as listas de tarefas.
Pode parecer natural usar listas para resumir as informações que você está estudando. Entretanto, há momentos em que os mapas mentais são mais eficazes do que as listas para organizar informações.
O motivo para isso é porque mapas mentais imitam o modo como o cérebro funciona. Ao criar um mapa mental, você está mapeando como seu cérebro processa um determinado tópico.
Isso facilita o controle sobre o assunto e a recuperação dessas informações quando você precisar delas. Você pode criar um mapa mental usando caneta e papel ou até mesmo em seu telefone, tablet ou computador usando aplicativos como o MindMeister.
Além de manter a motivação em alta, também é uma excelente forma de memorizar os estudos.
Você sabia? Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCar, UNIFESP, etc.) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES, etc.)?
E tem mais: o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkeley e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.
Acesse nosso site e conheça mais sobre o Estudaqui, e também continue lendo :)
7. Entenda o tópico, não apenas decore
Uma das chaves para ter motivação para estudar é sentir que você compreendeu um conceito. Ao de fato entender uma teoria, equação ou artigo de lei, sua absorção de conteúdo é maior e você se sente mais seguro.
E a segurança tem tudo a ver com motivação. Portanto, esta abordagem não é apenas mais eficaz, como também irá mantê-lo motivado. Lembre-se: compreender um tópico é muito mais recompensador do que memorizá-lo.
8. Procure por lacunas na sua compreensão
Tente fazer uma miniapresentação para um amigo ou parente sobre um assunto que você teve mais dificuldade. Pode ser interessante chamar um colega que também esteja estudando, assim ele poderá te questionar sobre o assunto e você conseguirá memorizá-lo ainda melhor.
Ao fazer isso, você aprofundará seu conhecimento e perceberá rapidamente se existem lacunas na sua compreensão do tópico.
Como Albert Einstein disse uma vez: “Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa”.
9. Crie pequenos blocos de estudos
Uma pesquisa da revista científica “Psychological Science in the Public Interest” mostra que aprendemos melhor quando estudamos em blocos curtos. Muitas teorias estão por trás disso, e uma delas é que o aprendizado envolve a criação de memórias.
Memórias são formadas através de ligações entre os neurônios. Para que essas memórias sejam realmente incorporadas, os neurônios devem ser deixados intactos por um determinado período.
É por isso que aprendemos melhor em sessões curtas de estudo, visto que essa abordagem dá aos neurônios tempo para “estabelecer” essas novas memórias.
Após 2h30 de estudo, leitura ou trabalho sobre o mesmo tema, você para de assimilar o conteúdo com a mesma eficiência do início. Além disso, depois de um tempo longo em um mesmo conteúdo você tende a se distrair com mais facilidade.
É por isso que o ciclo de estudo é tão bom. Com essa metodologia você cria blocos de 1h a 2h30. Com o passar do tempo, a finalização desses blocos vai se tornar um desafio e você vai criar uma competição pessoal para finalizar o conteúdo.
Resumindo, além de motivação, a técnica ainda auxilia na produtividade dos estudos.
Falando em produtividade, com o aplicativo Estudaqui fica muito mais fácil otimizar sua rotina de estudos, montar o ciclo de estudos ideal para você, manter a motivação, acompanhar relatórios e gráficos sobre o seu desempenho, e muito mais.
Veja como o Estudaqui pode te ajudar.
10. Exercite-se regularmente
Ao focar em estudar para um grande exame, é comum ignorar o exercício físico. Mas, na medida do possível, faça de 20 a 30 minutos de atividade física diariamente.
O exercício regular é vital se você quiser manter a motivação para estudar. Isso porque a atividade aeróbica, como nadar, correr ou caminhar, libera endorfina, um hormônio que promove bem-estar. Além disso, esses exercícios aumentam a oxigenação do cérebro, o que auxilia você a pensar e se concentrar melhor.
Uma análise publicada no Scientific American mostra ainda que curtos períodos de exercícios leves, imediatamente após o estudo, melhoram a recordação de novas informações.
11. Lembre-se de que isso não vai durar para sempre
Talvez essa seja a principal dica de como ter motivação para estudar para concurso. A tarefa pode parecer uma maratona sem fim, mas não será eterna.
Lembre-se disso, especialmente nos dias em que se sentir sobrecarregado ou desmotivado. Dizer a si mesmo que “isso não vai durar para sempre” permitirá que você se concentre na luz no fim do túnel.
Leia também: Como estudar para concurso público sozinho: 9 técnicas diferentes para testar
12. Foque no processo, não no resultado
Quando você está estudando, muitas vezes é difícil ver o fruto do seu trabalho, especialmente no começo. É por isso que você deve se concentrar no processo, não no resultado.
Concluiu a maioria das tarefas planejadas hoje? Parabenize-se. Cumpriu seus objetivos do dia? Mantenha seu foco. Lembre-se de que são hábitos que você está tentando formar. Se você acertar o processo, os resultados acontecerão.
13. Livre-se das distrações
Isso pode parecer óbvio, mas é incrível como muitos concurseiros e estudantes, em geral, tentam estudar com um olho no livro e o outro olho no feed de mídia social. É quase como se eles quisessem se distrair.
Relacione todas as distrações comuns que você enfrenta quando está estudando e faça o seu melhor para eliminar cada uma delas. Por exemplo, você poderia:
- desligar o seu acesso à internet;
- colocar o seu telefone no modo avião;
- usar bom um aplicativo de estudo;
- silenciar seus bate-papos em grupo.
Quer ir além? Tenha um plano de estudos
Em resumo, as principais dicas sobre como ter motivação para estudar sozinho são:
- organizar seu tempo e seu trabalho;
- saber usar sua mente com eficiência.
Como você viu, as dicas que sugerimos aqui não são difíceis de serem colocadas em prática e possuem um enorme potencial de te tornar um aluno bem-sucedido que não procrastina.
Entretanto, não espere sentir-se motivado o tempo todo. Estranhamente, uma das melhores maneiras de lidar com a falta de motivação é parar de esperar se sentir motivado o tempo todo.
O fato é que ninguém se sente motivado todos os dias, então não se cobre disso.
Às vezes a motivação simplesmente não estará lá. Seja realista. É por isso que você precisa de um plano de estudo para organizar sua rotina, e permitir que você seja mais produtivo e eficiente.
Acima, indicamos o método do ciclo de estudos, agora voltamos a afirmar que, se você quer saber como se motivar para estudar, obterá muitos benefícios com essa consagrada metodologia.
Para tornar o processo ainda mais simples e efetivo, você pode contar com o aplicativo Estudaqui. Ele faz todo esse trabalho para você e cria o seu ciclo de estudos perfeito automaticamente.
Ao baixar o app, você escolhe a prova para a qual deseja estudar. Depois, com apenas um clique, a tecnologia cria um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você, considerando as suas dificuldades e facilidades pessoais em cada matéria.
E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:
- controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
- acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
- ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
- rever o histórico de tudo o que foi estudado;
- tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
Gostou, não é mesmo? Então mãos na massa!
O que achou das dicas sobre como ter motivação para estudar para concurso? Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.
Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.
Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves