como-ter-foco-estudar-concurso

Como ter foco para estudar para concurso: 7 dicas infalíveis

Estudar é uma arte. E, como tal, precisa de foco para ser aperfeiçoada. Mas como ter foco para estudar para concurso público?

No dia a dia, todos nós lutamos contra distrações mal cronometradas. Você está sentado na mesa, estudando atentamente, e então: BAM! Pensamentos aleatórios – o café daquela manhã, o filme engraçado que você viu na semana passada ou aquela apresentação para a qual você está nervosa – invadem sua mente.

Ou talvez você esteja totalmente imerso, mas seus colegas de quarto, amigos ou familiares entram em seu espaço de estudo em um momento inoportuno.

Distrações internas e externas, como as descritas acima, nos fazem perder o foco. Mas aprimorando suas habilidades de concentração, você pode se defender contra essas forças disruptivas.

As técnicas descritas abaixo ajudarão você a aprender como ter foco para estudar para concurso e recuperar seu foco se você se distrair. Vamos lá!

Como ter foco para estudar para concurso

1) Desative toda distração tecnológica

Não é uma boa ideia estudar com o celular ativo para receber chamadas ou notificações, mesmo que ele esteja configurado para apenas vibrar. Assim que você receber uma mensagem no WhatsApp irá olhar – a notificação é muito tentadora!

Evite completamente as notificações, ativando a função “não perturbe” do seu celular, ou bloqueando de vez as notificações de redes sociais e de aplicativos de mensagens. Assim você não terá o problema da distração, mais ainda poderá usar o celular para te auxiliar no estudo.

Melhor ainda, você pode transformar o seu celular no seu maior aliado, basta seguir a dica acima enquanto utiliza o seu app de estudo favorito.

Se quiser um app completo para realmente te ajudar com isso, lembre do Estudaqui e de suas funções eficientes e inovadoras, para ter, além de foco, muito mais eficiência nos estudos para concurso público.

O mesmo vale para o seu computador e tablet, livre-se deles durante o estudo, a menos que você os esteja usando para estudar.

Nesse caso, certifique-se de desativar todos os aplicativos e notificações antes de começar o momento de estudo.

Se você tem o hábito de ceder aos impulsos de dar aquela olhadinha no feed das redes sociais, experimente aplicativos como o Freedom ou o Self Control para bloquear temporariamente o acesso.

Para ter foco para estudar para concurso, diga a seus amigos e familiares que você está entrando em modo de estudo para que eles não te interrompam. A menos, claro, que haja uma emergência.

2) Escolha seu ambiente de estudo com sabedoria

A menos que seus amigos sejam bons parceiros de estudo, outra forma de ter foco para estudar para concurso é estudar sozinho.

Coloque uma placa na sua porta dizendo aos colegas de quarto ou membros da família para não interromperem.

Se você tem filhos, procure uma hora ou duas de creche, se possível. Se o seu ambiente doméstico é uma distração, pegue seus materiais de estudo e vá para um local confortável. As bibliotecas são sempre ótimas opções.

Se você estiver em casa, a estratégia para ter foco nos estudos para concurso é escolher um quarto silencioso com o mínimo de desordem.

Se os ruídos de fundo o distraem ou incomodam, pegue um fone de ouvido potente e ligue uma playlist de estudo (preferencialmente instrumental) ou um ruído neutro. Caso você queira investir um pouco, também existem os fones de ouvido com função de diminuição de ruídos. Eles são caros, mas em alguns casos eles valem a pena.

Crie o melhor ambiente possível para estudar, antes mesmo de abrir seus livros, para que você não precise parar a sessão no meio para fazer uma alteração.

3) Antecipe suas necessidades físicas

Se você está estudando atentamente, vai ficar com sede. Pegue uma garrafa de água antes de abrir o livro e coloque na mesa.

Você pode precisar de um lanche energético enquanto estiver estudando, então pegue um pouco de comida também.

Use o banheiro, coloque roupas confortáveis ​​(mas não muito confortáveis, rs) e ajuste o ar/ventilador para a temperatura que melhor lhe convier.

Se você antecipar suas necessidades físicas antes de começar a estudar, será menos provável que saia do seu lugar e perca o foco que tanto trabalhou para ganhar.

4) Estude durante o seu pico de energia

Programe suas sessões de estudo mais desafiadoras durante os seus períodos de pico de energia, quando você se sente mais energizado e focado.

Se você é uma pessoa matinal, isso significa que você deve estudar o mais cedo possível. Se você é uma coruja da noite, escolha um horário à noite.

Se você não tem certeza de qual horário funciona melhor para você, reflita sobre suas experiências de estudo mais bem-sucedidas. Se ainda restar dúvidas, faça o teste em horários diferentes antes de escolher um horário definitivo.

  • Em qual horário do dia você tem menos sono?
  • Quando você sente que seu cérebro está mais eficaz, em geral?

Descobrir em qual parte do dia você rende mais vai ajudar não só a ter foco nos estudos para concurso, mas também a fazer um ciclo de estudos eficaz.

Técnica do ciclo de estudos

O ciclo de estudo é uma técnica que vai ajudá-lo a organizar as matérias que você precisa estudar. O objetivo é que você passe por todas as disciplinas exigidas no concurso e não esqueça ou priorize muitas horas em apenas uma matéria.

O ciclo de estudos é uma técnica já comprovadamente eficiente para aprovação em concursos públicos, e bem difundida para concursos da área fiscal, que estão entre os mais difíceis do Brasil.

Abaixo temos um exemplo de um ciclo de estudo inicial para auditor do ICMS, com 24h de duração para cada ciclo.

Aprenda como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz em 5 passos neste outro artigo do nosso blog.

5) Responda às suas dúvidas sobre preocupações internas

Às vezes as distrações não vêm do mundo externo – elas aparecem de dentro para fora!

Se você está preocupado com uma questão específica – “Quando vou receber um aumento?” ou “O que acontecerá se eu não passar no concurso?” – você pode se encontrar lutando para manter o foco.

Felizmente, há uma solução: pode parecer um pouco boba, mas, na verdade, responder a essas perguntas internas ajudará você a direcionar sua mente para onde ela precisa estar.

Se você estiver preocupado com algo, identifique e transforme aquilo em uma pergunta. Em seguida, responda a essa pergunta de maneira simples e lógica, da seguinte maneira:

  • “Quando vou receber um aumento?” Resposta: “Vou falar com o meu chefe sobre isso amanhã.”
  • “Por que não consigo entender essa matéria?” Resposta: “Eu estou estudando como eu deveria, então estou confiante de que vou aprender. Mas se eu ainda estiver lutando com essa matéria até o fim da semana, falarei com um professor ou amigo, e pedirei ajuda.”

Você pode até escrever a pergunta e a resposta no papel, depois dobrá-la e guardá-la para relembrar mais tarde.

O objetivo aqui é reconhecer a preocupação, aceitar que ela existe (não se julgue por isso!) e depois voltar sua atenção para a tarefa em mãos.

6) Movimente-se

Algumas pessoas frequentemente sentem a necessidade de fazer algo fisicamente. Ficam ansiosas e agitadas ou tem que se esforçar muito para se concentrar em ambientes muito parados. Soa familiar?

Você é provavelmente um aprendiz cinestésico, o que significa que você aprende melhor quando seu corpo está engajado junto com sua mente. Melhore sua capacidade de ter foco para estudar para concurso com as seguintes técnicas:

  1. Caneta: sublinha as palavras quando você lê. Risca as respostas incorretas quando estiver fazendo um teste prático. Apenas mover a mão pode ser o suficiente para sacudir o nervosismo. Se ainda se sentir agitado, vá para a etapa 2.
  2. Elástico de borracha: estique-o. Enrole-o em volta da caneta. Brinque com o elástico enquanto responde a perguntas. Ainda se sentindo nervoso?
  3. Bola: leia uma pergunta sentado, em seguida, levante-se e jogue a bola contra o chão enquanto pensa em uma resposta. Ainda não consegue focar?
  4. Saltar: sente-se e leia uma pergunta, depois fique em pé e faça 3 saltos. Sente-se e responda a pergunta.

7) Repense pensamentos negativos

Pensamentos negativos tornam o estudo praticamente impossível. Se você se pega frequentemente repetindo pensamentos autodestrutivos, tente reformulá-los em afirmações positivas:

Negativo: “Esse conceito é muito difícil para eu aprender”.
Positivo: “Esse conceito é difícil pra todo mundo, mas eu consigo entender.”

Negativo: “Eu odeio essa aula. Estudar é tão chato”.
Positivo: “Esta aula não é a minha favorita, mas quero estudar o material para ter sucesso”.

Negativo: “Eu não posso estudar. Eu fico tão distraído”.
Positivo: “Eu sei que perdi o foco mais cedo, isso é normal, então vou tentar novamente.”

Da próxima vez que um pensamento negativo invadir seu cérebro, reconheça-o e tente transformá-lo em uma afirmação positiva.

Com o tempo, o estudo se parecerá menos com um fardo e mais com uma escolha intencional que você está fazendo para atingir seus objetivos.

Essa abordagem consciente fará com que você se sinta mais capacitado e motivado e, posteriormente, você terá aprendido como ter foco para estudar para concurso público.

Complete sua leitura com o artigo “Como organizar matérias para estudar para concurso: 6 dicas”.

E que tal usar uma tecnologia “do bem” para ter mais foco nos estudos e organizar as matérias de forma simples e rápida?

O aplicativo do EstudAqui é focado na experiência do usuário e foi feito com a ajuda e opinião de milhares de estudantes. É um produto feito para o usuário e COM o usuário.

Você escolhe o seu concurso, ou, se quiser estudar sem focar em um concurso específico, indica quais são as matérias que quer estudar e o software cria seu plano de estudo perfeito, baseado em suas facilidades e dificuldades pessoais em cada matéria. Conheça agora como funciona!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *