Blog
Como passar em concurso público e ter um bom salário

Saiba como passar em concurso com 13 dicas incríveis

Muitas pessoas sonham em ter um cargo estável e um bom salário no serviço público. Porém, diversas entre elas não sabem como tornar esse sonho uma realidade. Afinal, como passar em concurso? Qual a melhor estratégia e o que o candidato deve priorizar nessa trajetória? 

Neste post, vamos mostrar como os estudos, a produtividade e a escolha de um bom material podem fazer toda a diferença na hora de se preparar e para virar um concurseiro de respeito. Venha com a gente!

13 dicas de como passar em concurso público

1. Tenha foco

O erro mais comum para quem deseja entender como passar em concurso público é atirar para todos os lados sem critério e disciplina, priorizando a quantidade em detrimento da qualidade. 

Quem faz isso normalmente pensa que, fazendo todo tipo de processo seletivo que aparece, as possibilidades de passar em algum aumentam.

No entanto, a verdade é que, quando não temos uma área para focar, temos que estudar muito mais. Afinal, concursos para trabalhar em bancos exigem conhecimentos diferentes dos concursos para trabalhar em cargos na área fiscal.

 Quem decide fazer os dois tipos tem que estudar muito mais do que quem se foca em apenas uma área e ainda terá chances menores de aprovação.

Por isso, um dos primeiros passos para saber como passar em concurso público é  decidir em qual campo você deseja trabalhar – magistratura, segurança, tribunal, bancos, fisco etc. – e ter foco em estudar apenas o que for preciso para passar nesse tipo de concurso.

2. Desenvolva o hábito de estudar

Quem quer saber como passar em concurso público não deve tentar encontrar atalhos: se dedicar aos estudos é a única maneira de chegar lá. Para muitas pessoas, no entanto, a rotina de estudos ficou na época da escola ou faculdade e é muito difícil retomá-lo.

Por isso, adquira frequência para estudar e assim incorporar o aprendizado no seu dia a dia.

3. Seja realista

Não adianta querer estudar quatro horas por dia para um concurso se você não tiver quatro horas disponíveis. Na hora de planejar o plano rumo à aprovação, procure ser realista e se programar para o tempo de estudo que você realmente possui.

Estudar todos os dias por 20 minutos ou meia hora é mais efetivo para construir um hábito do que estudar por 3 horas seguidas em dias picados.

Uma das principais dicas para saber como passar em concurso público é preocupar-se primeiro com a consistência e depois com o tempo.

4. Aproveite todos os momentos

Você tem uma hora livre no almoço? Meia hora dentro do ônibus? Quinze minutos esperando para ser atendido no banco? Use esse tempo para estudar, mesmo que seja só um pouco. Para isso, tenha o hábito de manter livros sobre concursos públicos ou matérias específicas, apostilas e materiais de revisão sempre a mão.

Assim, você pode ler um pouquinho na fila do banco, assistir a uma vídeo-aula no ônibus, fazer alguns exercícios depois de almoçar e, quando perceber, já estudou tudo o que precisava naquele dia.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

5. Tenha um cronograma de estudos

Organize as matérias que você precisa estudar no tempo que tem disponível, fazendo um cronograma de estudos. Revise-o todas as semanas para saber se está conseguindo vencer as matérias e reorganize-o quando for necessário.

Quando você se senta para estudar para um concurso público sabendo o conteúdo que precisa ser coberto, perde muito menos tempo e torna esse momento mais produtivo.

6. Organize seu ambiente

Organizar seu ambiente de estudo entra na lista das dicas de como passar em um concurso público, já que isso pode fazer toda a diferença na sua preparação. O local ideal para os estudos é calmo, com uma boa iluminação e sem muitos barulhos que possam atrapalhá-lo.

Se não for possível fazer isso em casa, vá até a biblioteca mais próxima e veja se ela tem salas de estudo. Essas salas costumam ser bem silenciosas e ter pouca movimentação, o que vai ajudá-lo a se concentrar nos temas e questões sobre concursos.

Evite estudar na cama ou em frente à televisão. Quanto mais distrações estiverem presentes, menos adequado é o lugar.

7. Melhore sua produtividade

Ser mais produtivo significa estudar mais em menos tempo – ou seja, quanto mais produtivo você for, menos tempo precisa estudar para entender as matérias necessárias.

Se você se pergunta como passar em concurso público, saiba que a produtividade pode ser seu passaporte para a aprovação. 

8. Trabalhe em sua concentração

Ficar concentrado em uma tarefa nem sempre é  fácil. Às vezes, mesmo eliminando todas as distrações – como celulares e notificações de e-mail –, não conseguimos nos focar totalmente no que é preciso fazer.

Por isso, além de deixar seus eletrônicos de lado e não estudar ouvindo música ou assistindo televisão, você pode tentar algumas técnicas para ter mais concentração.

Como, por exemplo, o método pomodoro, meditação e yoga. O primeiro é um método de estudo intervalado que divide a sessão em blocos maiores de concentração total e pequenas interrupções para descansar.

9. Não procrastine

Dica essencial para quem quer saber como passar em concurso público: quanto mais matérias você deixar para depois, mais vai ter que estudar no futuro. 

Isso pode se refletir de várias maneiras: mais ansiedade com a proximidade da prova, menos disposição para continuar com seu cronograma de estudos, matérias sendo revisadas sem profundidade, problemas para dormir, fadiga em excesso…

Entretanto, se seu concurso cobrar muitas disciplinas, sugerimos que comece por algumas e incorpore as restantes ao seu cronograma conforme andar com o estudo das primeiras. Nosso alerta é para que não procrastine a fazer, para não acumular muito conteúdo no futuro.

Manter-se em dia com o cronograma vai ajudá-lo a se manter focado e melhorar cada dia mais sua produtividade, trazendo mais motivação para estudar para o concurso público.

10. Faça pausas

O descanso é essencial para quem quer se manter produtivo na hora de estudar para concursos. Afinal, estar descansado melhora nossa motivação, concentração e bom-humor. Enquanto estiver estudando, faça pausas estratégicas para se alongar, caminhar pela casa, ir ao banheiro, comer um lanche ou fazer qualquer outra atividade.

Além disso, procure dormir o suficiente na maioria dos dias. Faça da sua cama um lugar aconchegante e acolhedor para quando você estiver cansado de estudar e fique de olho na qualidade do seu sono. Isso vai ajudar a melhorar sua disposição e produtividade.

11. Descubra seu horário ideal

Muitas pessoas funcionam melhor durante a manhã, sentindo-se mais dispostas e relaxadas. Outras, no entanto, se sentem indispostas e de mau-humor durante toda a manhã e preferem estudar à tarde ou à noite. 

Encontrar o melhor horário para estudar é uma das melhores maneiras de melhorar sua produtividade.

12. Cuide de sua saúde

Alimentar-se bem, praticar exercícios e evitar exageros não apenas preserva sua saúde, mas também aumenta sua produtividade nos estudos. Quando você come alimentos nutritivos e mantém o corpo em movimento, sente-se mais disposto e cheio de energia – essencial para quem precisa estudar muito.

13. Principal dica de como passar em concurso público: tenha um bom método de estudo

Se você quiser apenas uma dica de como passar em concurso público, fique com essa: escolher um método de estudo eficaz faz toda a diferença na hora de estudar. 

No entanto, não existe apenas um método que pode ser usado para qualquer um que queira sair bem na prova: é preciso escolher aquele que se adequa melhor ao seu perfil.

Por isso, em primeiro lugar, descubra como você aprende melhor: 

  • Com áudios? 
  • Vídeos? 
  • Lendo livros? 

Depois, invista no método que parece ser o mais adequado. Se não der certo, tente outros métodos até encontrar o seu ideal.

A maioria das pessoas, mesmo que tenha um meio preferido para estudar, pode utilizar todos eles. Afinal, quanto mais informação você puder reter, melhor! Experimente sempre novas maneiras de estudar e use-as em diferentes situações.

Por exemplo, faça exercícios de simulados nos finais de semana, quando tiver mais tempo, e assista a vídeo-aulas ou ouça áudios nos dias de semana, enquanto estiver indo para o trabalho.

Cada um tem seu próprio ritmo de estudo e sua maneira de se organizar, mas um aspecto afeta a todos que querem passar em concurso público: estudar muito. Por isso, planeje-se para estudar bastante e comece o mais rápido possível.

É verdade que as dificuldades no caminho da aprovação são enormes. Mas elas podem ser muito facilitadas quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.

Como passar em concurso com o auxílio da tecnologia?

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando tecnologia e, em especial, com aplicativos de estudos, como é o caso do app Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Thiago Magalhães.

Ver todos os artigos de Thiago Magalhães