como montar um plano de estudo para concurso

Como montar um plano de estudo para concurso e ser aprovado

Aprender como montar um plano de estudo para concurso é fundamental para criar uma rotina. É ela que irá permitir que você alcance o sucesso nessa empreitada. Mas, vamos ser sinceros, a tabela que você montou com dia, horário e matéria definidos não está funcionando.

Existem dias que você não rende muito, em outros têm mais tempo para se dedicar aos conteúdos. Alguns dias pela manhã você precisa ir ao médico e à tarde precisa ir ao supermercado.

Independente do quão focado você é, provavelmente, já deixou de cumprir alguma demanda marcada no cronograma tradicional do tipo “agenda”.

A cada dia que seu cronograma não é cumprido você se sente mal e se desmotiva. Quando isso acontece seu rendimento cai e tudo vira uma enorme bola de neve.

Agora você deve estar se perguntando: “então, como elaborar um plano de estudo para concurso que me mantenha motivado, me faça cumprir meus objetivos e não me deixe completamente amarrado?”

Neste artigo, vamos apresentar uma alternativa a esse método tradicional.

O ciclo de estudos é uma técnica moderna, desenvolvida por Alexandre Meireles, muito difundida no livroComo estudar para concursos”.

Trata-se de um método que já aprovou milhares de estudantes nos principais concursos do Brasil.

O ciclo é um tipo de plano de estudo que:

Como montar um plano de estudo para concurso: 3 passos para montar um ciclo de estudo

Antes de explicar como fazer um plano de estudo para concurso, vou te avisar que você está tão acostumado com a maneira tradicional que pode achar um pouco difícil construir esse ciclo. Entretanto, se você der uma chance para o método, verá que ele é mais simples do que a “agenda”.

A metodologia foi construída para atender às necessidades de estudantes que desejam obter aprovação mais rápida em provas e concursos.

Leia também: 7 hacks de como conseguir passar em um concurso público

Diferente do método tradicional, que separa as matérias nos dias da semana e delimita um horário fixo para o estudo (por exemplo, segunda-feira 9h às 12h Português e 13h às 17h Raciocínio Lógico), o ciclo de estudos propõe um melhor aproveitamento de seus horários. Com ele você define o tempo a ser dedicado e o conteúdo, mas sem impor o dia e horário fixo.

Após seguir os passos de como montar um plano de estudo para concurso, você terá uma imagem do ciclo parecida com essa:

Como montar um plano de estudo para concurso

Pode parecer complexo, mas não é. É mais simples e produtivo do que a tabelinha que você está acostumado a montar.

É claro que você não precisa, apesar de indicado, criar essa imagem em formato de ciclo. Existe também uma organização do ciclo em formato de tabela:

Como montar um plano de estudo para concurso

Fonte: Método de Estudo

Além disso, caso não queira montar sozinho o seu ciclo, pode contar com aplicativo EstudAqui, uma tecnologia criada por concurseiros já aprovados e validada no Vale do Silício, nos EUA.

Então vamos começar!

1. Defina quantas horas o seu ciclo deve ter

Uma sugestão é criar, por exemplo, um ciclo de 20 horas e dividir as matérias que você deve estudar em blocos.

A ideia do ciclo é que ao finalizá-lo você deve reiniciá-lo.

Não é necessário, nem indicado, que você crie um novo ciclo, exceto quando desejar inserir outras disciplinas no cronograma ou mudar o tempo investido em cada matéria.

2. Quantidade e tempo dos blocos

Um ciclo é um conjunto de blocos. Vamos imaginar que o seu ciclo tenha 20 horas e que você tenha 5 matérias para estudar. Não é suficiente que você divida 20 por 5 e dedique 4 horas a cada matéria em cada ciclo.

Porque não?

Porque ao aprender como montar um plano de estudo para concurso você deve considerar:

  • o grau de dificuldade que você tem com a matéria: mais dificuldade, mais tempo dedicado;
  • o peso que o conteúdo tem na prova: mais peso, mais tempo dedicado;
  • cada bloco deve ter em regra entre 1h e 2h30;
  • não emendar dois blocos de uma mesma matéria ou de matérias que usem o mesmo lado do seu cérebro.

Então, se você tem mais dificuldade em Português do que em Raciocínio Lógico é importante que se dedique mais ao primeiro tópico, correto?

Logo, poderá definir blocos maiores com, por exemplo, 2h30 cada, ou ter mais blocos daquela matéria ao longo do ciclo.

Liste as matérias que precisam de mais atenção e defina o tempo de cada bloco. Reúna as demais disciplinas e faça a mesma coisa.

Lembre-se que é normal ter mais de um bloco de cada disciplina no ciclo, mas não deve ter um seguido do outro. Ou seja, você não deve colocar um bloco de Português em seguida de outro.

Além disso, você deve evitar, dentro do possível, estudar duas matérias de raciocínio ou duas matérias de “memorização” na sequência. O ideal é intercalar uma matéria de raciocínio com uma de memorização, assim você treina melhor os dois lados do seu cérebro, e enquanto treina um lado o outro descansa.

3. Revise o ciclo

Agora que você aprendeu como montar um plano de estudo para concurso e preencheu todas as horas do seu ciclo, deve revisá-lo e conferir se não deixou algum conteúdo importante com pouco tempo.

Porque optar pelo ciclo de estudos?

Quando me propus a escrever sobre como montar um plano de estudo para concurso eu já sabia que falaria sobre o ciclo.

Acredito que o ciclo de estudos seja a forma mais produtiva de aprendizado, pois se encaixa na rotina de qualquer pessoa e aproveita todo o tempo que você tem, mesmo pequenos intervalos.

Além disso, a vantagem de não ter horários fixos permite que você se organize de acordo com a sua rotina.

Outra vantagem é que concluir blocos e ciclos se torna um desafio, uma competição pessoal. Isso torna mais prazeroso o estudo e faz você sentir sua evolução de maneira mais clara.

Leia mais sobre as vantagens do ciclo de estudo em relação ao cronograma tradicional no artigo; “Como fazer um ciclo de estudos flexível e eficaz: 5 passos”.

Se você achou complicado pensar nisso tudo ou se você quer economizar ainda mais tempo e otimizar seus horários de estudo, o aplicativo EstudAqui faz todo esse trabalho pra você e cria o seu ciclo de estudos perfeito automaticamente.

Escolha a prova para a qual deseja estudar e nós te mostramos todas as matérias que são pedidas no edital. Com apenas 1 clique nossa tecnologia criará um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você, considerando as suas dificuldades e facilidades pessoais em cada matéria.

Acesse nossa plataforma e conheça mais sobre o EstudAqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *