Como montar um plano para concurso [CICLO x calendário] Capa

Como montar um plano de estudo para concurso [método do CICLO x calendário]

Há cerca de um ano escrevi no blog o conceito dos ciclos de estudo para concurso e como aplicá-lo na prática. No artigo desta semana vou mostrar como montar um  plano de estudo para concurso.

Para mim, o ciclo de estudos é muito mais efetivo que um calendário de estudos, assim ele é o modelo de plano de estudo para concurso que eu indico. Confira aqui o porquê!

Estudar para concurso público não é como estudar para uma prova do colégio, por exemplo. Na escola podíamos deixar o conteúdo para ser estudado na véspera e esquecer tudo logo em seguida.

Em um concurso, você aprende a estudar sem o edital estar publicado, o que já mostra que ,  será necessário que esse conteúdo fique gravado por meses, por isso, aprender como montar uma grade de estudo para concurso eficiente é tão relevante para o seu objetivo.

Para isso, usar o  ciclo de estudos para passar em concurso público é uma excelente opção para  montar um plano de estudos. Essa é uma das maiores dicas para concursos que posso deixar aqui.

Dicas para concursos: ciclos de estudo organizados

Se você leu as dicas do post sobre o conceito do ciclo, pode achar que é muita coisa para se pensar na hora de organizá-lo. Mas não se preocupe, lá pelo terceiro ciclo você já estará fera nessas coisas.

E mais: conforme for utilizando o ciclo atual, você já irá pensando em como fará seu futuro ciclo, a coisa sairá naturalmente.

Além da teoria, entretanto, indicamos que você acesse nosso artigo sobre como construir um ciclo de estudos passo a passo. Se você ainda não teve contato com a metodologia prática, antes de continuar, leia o artigo; “Ciclo de estudos para concursos públicos | PARTE PRÁTICA”.

Além desse passo a passo, você pode tornar tudo ainda mais fácil utilizando aplicativos para organizar seu estudo em ciclo.

Ao utilizar o método de ciclo de estudo, muita gente desiste logo nas primeiras semanas, porque acha que não está rendendo legal. Acham que aprender  como montar horário de estudo para concurso de outras formas renderia melhor. Eu preciso concordar que, em um prazo curto, dá essa impressão mesmo.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Como montar grade de estudo para concurso: ciclos de estudo vs calendário de estudos

Quando “matamos” algumas disciplinas separadamente, temos a impressão de que já as estudamos e só faltam as que sobraram. Só que esquecemos que ao focarmos somente nas tais sobras, as que já estudamos irão embora da memória rapidamente.

Exemplificando: digamos que um candidato começou do zero e enfrentará um concurso com dez disciplinas. A prova está marcada para daqui a dois meses. Você pode pensar que ele tire uma nota melhor focando em algumas disciplinas e abandonando outras. Em um curto prazo ele até pode conseguir isso, mas acredite: não vale a pena.

Um calendário fechado separado por disciplinas te faz aprender tão rápido quanto você esquece. No exemplo citado, usando o ciclo talvez você não responda com a mesma taxa de sucesso. Usando um calendário fixo, você pode se dar bem naquilo que já terminou de estudar e ir mal no resto. Mas no fim, tirará uma nota global maior do que se estivesse estudado em ciclo.

“Então é melhor estudar com um calendário comum!” Você deve estar pensando.

Entretanto, se a prova fosse daqui a seis meses, eu aposto que ele teria se saído melhor estudando pelos ciclos. Ele teria um nível de conhecimento maior nas disciplinas do que se as tivesse estudado separadamente ou até mesmo seguindo um calendário de estudo. Entendeu, por que aprender como montar um plano de estudo para concurso, exige estratégia?

Como montar um plano para concurso [CICLO x calendário] Dicas


Estudar para concurso público é uma maratona

Vamos continuar seguindo a ideia desse exemplo bem genérico. Se o candidato começar do zero e estudar as disciplinas separadamente por dois meses, tirará nota 50 no concurso, e se tivesse usado o ciclo, teria tirado 45, mas se a prova for daqui a cinco meses, tirará 65 usando o primeiro modo contra 75 usando o ciclo. Se for daqui um ano, tirará 80 contra 90.

Claro que chutei os valores anteriores. A ideia principal é de que o ganho obtido ao longo do tempo com o ciclo é maior.

Um calendário de estudos feito às pressas, além de engessado, não permite essa evolução.

Como montar um plano de estudos para concurso

Muito bem, acabei de aprender como montar um plano de estudo para concurso em formato de ciclo de estudos para concurso, separado por matérias. Mas quanto tempo ele deve durar? Resumidamente: Nem muito e nem pouco.

Um plano de estudos para concurso deve ser passado várias vezes, por isso é um ciclo.

Agora que você já sabe as principais diferenças do método do CICLO de estudo e do calendário de estudo, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.