como-montar-cronograma-estudos-concurso

Como montar um cronograma de estudos para concurso – em 10 passos

Estudar é uma parte essencial do sucesso nos concursos. Isso é óbvio não é mesmo? No entanto, às vezes é difícil encontrar tempo para estudar para cada assunto. E se tem algo que você deve fazer antes de abrir a primeira apostila é aprender como montar um cronograma de estudos para concurso.

O cronograma de estudos é uma maneira de equilibrar seu tempo para estudo, mas, às vezes, isso pode ser mais difícil do que imaginamos.

Não apenas você tem que priorizar os assuntos para os quais precisa estudar dentro de um determinado período de tempo, mas também precisa conciliar outras responsabilidades como família, amigos e seu próprio entretenimento!

Então, vamos te ensinar os 10 passos essenciais de como montar um cronograma de estudos para concurso e não perder tempo. Continue lendo!

Guia passo a passo: como montar um cronograma de estudos para concurso

1- Avalie sua programação e como você usa seu tempo

O primeiro passo para montar um cronograma de estudo para concurso é avaliar sua programação atual e a maneira como você atualmente gasta seu tempo.

Isso permitirá que você dê uma boa olhada em como usa seu tempo e ajudará a identificar onde você pode ser mais eficiente e quais atividades pode cortar.

  • Determine quantas horas por semana você atualmente estuda;
  • Determine quantas horas por semana você dedica atualmente ao entretenimento;
  • Faça uma conta rápida para ver o que você pode cortar. As pessoas tendem a achar que gastam muito tempo em entretenimento, você pode começar por aí. Mas não seja radical ok?

2- Comprometa-se com os estudos

Embora você possa criar uma programação incrível, seu cronograma de estudos para concursos significará relativamente pouco se você não se comprometer a estudar.

Você precisa gastar um pouco de tempo refletindo sobre sua ética profissional e os compromissos reais que você está disposto a assumir. Depois de fazer isso:

  • Planeje sua programação com base em como você acha que vai trabalhar. Se você tende a perder o foco e fazer muitas pausas, inclua tempo extra no seu cronograma de tarefas.

3- Siga sua programação!

Não faz sentido montar um cronograma de estudo para concurso, se você não se comprometer a cumpri-lo, certo?

  • Tente adquirir o hábito de ver seu cronograma diariamente. Isso ajudará a mantê-lo longe da armadilha “fora da vista, fora da mente”;
  • Depois de estabelecer uma rotina, você pode começar a associar mentalmente determinados atos, como a abertura de um livro ou sentar-se em uma mesa, como um modo de estudo;
  • Use um alarme ou o temporizador do seu telefone, ou a técnica pomodoro, para alertá-lo quando seus blocos de estudo começarem e terminarem. Isso ajudará você a cumprir sua programação!

4- Liste todas as matérias que você precisa estudar

O primeiro passo prático para montar um cronograma de estudos para concurso é listar todos os assuntos para os quais você precisa estudar. Colocar suas obrigações no papel ajudará você a ter uma idéia melhor do que realmente precisa fazer.

Muitos concursos têm uma lista extensa de matérias, muitas que você nem conhece. Ter uma visão geral detalhada vai ajudá-lo a dividir seus blocos de estudo e definir por onde começar.

5- Descubra quais matérias você precisa estudar mais ou menos

Agora que você anotou todos os diferentes assuntos que precisa estudar, o próximo ponto da montagem do cronograma de estudos é separar as matérias que você já conhece e tem certo domínio das que você precisa começar do zero.

Isso não significa que você verá menos uma do que outra, mas é uma forma de manter o foco e ganhar confiança, dividindo o seu tempo da forma correta entre cada matéria.

  • Se você tiver um guia de estudo ou um livro com seções de revisão, use-o para restringir o que você vai estudar;
  • Reserve tempo para leitura;
  • Reserve tempo para rever suas anotações;
  • Reserve tempo para criar guias de estudo para concursos, se você precisar deles.

6 – Priorize sua lista

Depois de fazer uma lista de todas as matérias que você precisa estudar e descobrir o que precisa aprender em cada uma, dê prioridade à lista.

A classificação de cada assunto em importância, como já mencionamos, ajudará você a descobrir a quais assuntos você precisa dedicar mais tempo.

  • Numere suas matérias por ordem de prioridade. Se você precisar de mais tempo para matemática, marque como 1. Se você precisar de menos tempo para Português (e você tem outras cinco matérias para estudar), dê um cinco;
  • Leve em consideração a dificuldade do assunto ou concurso;
  • Leve em conta a quantidade de leitura que você precisará fazer;
  • Leve em conta a quantidade de revisão que você precisará fazer.

7 – Divida seu tempo disponível durante a semana em blocos de estudo

Antes de prosseguir, você precisa dividir seu tempo disponível durante a semana em blocos de estudo. Depois de fazer isso, você pode atribuir cada bloco a um assunto.

  • O truque para criar um cronograma de estudos eficaz é planejar o seu tempo de estudo por dia da semana, para que você tenha uma programação que você possa memorizar sem checar constantemente. Ao criar uma rotina, você constrói um hábito de estudo positivo.
  • Verifique se há horas ou dias em que você pode estudar durante a semana. Por exemplo, você pode estar livre das 13h às 16h todas as terças e quintas. Se possível, tente agendar seus estudos, porque uma rotina regular pode ajudá-lo a entrar em uma mentalidade de estudo mais rapidamente;
  • Agende sessões de estudo em blocos de 1h a 2h30. Blocos de tempo mais curtos são mais fáceis de programar do que blocos muito longos;
  • Crie blocos para todo o seu tempo disponível.

8 – Reserve tempo para atividades sociais

Enquanto separa o tempo para cada matéria, você também precisa garantir que está reservando tempo para a família, amigos e descanso. Isso porque você não poderá ser bem-sucedido em seus estudos a menos que crie um equilíbrio saudável entre sua vida pessoal e sua vida concurseira.

  • Reserve tempo para eventos que você não pode reprogramar: aniversários, reunião de família, consultas médicas etc;
  • Reserve tempo suficiente para descanso, sono e exercícios;
  • Se você tiver um período de tempo muito limitado antes de concursos importantes, considere adiar ou cancelar atividades sociais ou extra-curriculares regulares. Mas retorne com elas assim que a prova passar.

9 – Preencha seus blocos de estudo

Anote o assunto que você vai estudar em cada sessão. Isso ajudará a mantê-lo no caminho certo, criará pontos de verificação para o material e permitirá que você organize seus livros didáticos e materiais de estudo com antecedência.

  • Utilize um planejador diário, bullet journal ou algo similar para ajudá-lo a organizar sua vida/semanas;
  • Você também pode programar sua agenda em seu smartphone;
  • Priorize os estudos ao aproximar a data dos exames. Divida as revisões na quantidade de tempo que você tem antes de uma determinada prova.

10 – E finalmente … Faça pequenos intervalos.

Ao montar um cronograma de estudos para concurso certifique-se de colocar pausas entre cada bloco de estudo.

No entanto, atenção: um dos elementos mais importantes para seguir seu cronograma de estudos é certificar-se de que você cumpre a sua programação e que seu descanso não ultrapasse o tempo alocado para o intervalo.

Fazer pausas extras ou prolongar as pausas pode prejudicar sua agenda e sabotar seus planos para estudar com sucesso.

  • Faça uma pausa de 10 a 20 minutos entre os blocos de estudo. Não exceda esse tempo;
  • No início do intervalo, defina um alarme que será acionado quando a pausa terminar;
  • Use sua pausa para relaxar. Faça um alongamento, uma caminhada curta, coma um pequeno lanche ou ouça uma música. Evite distrações que possam prolongar seu intervalo.

Estas são as 10 etapas essenciais que você precisa saber para montar seu próprio cronograma de estudos para concurso. Às vezes, os horários são difíceis de seguir porque pessoas importantes em nossas vidas nos distraem no caminho.

Quer montar seu cronograma de estudos perfeito e personalizado apenas com o clique de um botão sem se preocupar com todas essas regras e sem perda de tempo?

Nós pensamos em tudo pra você, desde quais matérias caem no seu concurso, quais são as mais importantes e valem mais pontos, e até mesmo qual tempo deve ser alocado a cada uma delas de acordo com as suas necessidades pessoais.

Conheça o app do EstudAqui e saiba como ele vai facilitar muito o seu caminho rumo à aprovação no seu concurso dos sonhos!

Não se esqueça, sempre tente equilibrar seu tempo pessoal com seu tempo profissional e de estudos. Boa sorte!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *