como-fazer-uma-rotina-estudos-concursos

Como fazer uma rotina de estudos para concursos com 5 bons hábitos

Você é um estudante procurando como fazer uma rotina de estudos para concursos? Sua rotina diária não é tão eficaz quanto poderia ser?

Talvez seja hora de organizar uma nova rotina de estudos para concurso, que ajudará você a reter melhor as matérias, gerenciar seu tempo, e até mesmo ajudá-lo a melhorar sua concentração e ter mais foco.

Aqui estão cinco hábitos que você pode usar para melhorar seu estilo de aprendizado, fazer uma rotina de estudos para concursos e começar a alcançar seus objetivos.

Passo a passo: como fazer uma rotina de estudos para concursos

1) Conheça o seu estilo de aprendizado

É importante saber que existem muitos estilos diferentes de aprendizado e cada pessoa vai reter melhor as informações de maneiras diferentes.

  • Estudantes visuais aprendem melhor quando são usadas imagens, vídeos, infográficos e outros recursos visuais;
  • Estudantes auditivos preferem criar música, sons ou ambos;
  • Estudantes cinestésicos preferem um estilo mais físico de aprendizado através do uso do corpo, sensação de toque e mãos;
  • Estudantes lógicos gostam de usar raciocínio, lógica e sistemas;
  • Estudantes verbais preferem usar palavras escritas ou faladas;
  • Estudantes sociais preferem aprender com outras pessoas ou em grupos;
  • Estudantes solitários são capazes de aprender melhor sozinhos.

Depois de descobrir qual estilo de aprendizado funciona melhor para você, ficará mais fácil determinar como estudar, onde estudar e quando estudar.

Outra dica para fazer uma boa rotina de estudos para concursos é: definir previamente os auxílios que você vai utilizar – aplicativos para organizar matérias, técnicas de controle do tempo etc – e reparar durante o estudo quais coisas tendem a te distrair enquanto você está estudando, assim você pode evitá-las.

2) Crie e anote objetivos de estudo realistas

Se seu objetivo é grande demais para alcançar, então você pode estar se preparando para o fracasso e isso também não ajudará a motivá-lo a estudar e realizar seus objetivos.

Depois de conhecer seu estilo de aprendizado, faça uma autoavaliação dos seus hábitos de estudo atuais.

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas que ajudarão você a fazer uma rotina de estudos para concursos com hábitos de sucesso e metas realistas.

  • Quando você costuma estudar e por quanto tempo?
  • Você acha que é eficaz?
  • Você está feliz com seu desempenho?
  • Em quais assuntos você precisa se concentrar ou está tendo dificuldades?
  • Quais notas você precisa alcançar para passar?
  • Quais são seus compromissos e prioridades pessoais?

Depois de responder e refletir sobre essas perguntas, você poderá ver em quais áreas precisa se concentrar um pouco mais.

Talvez você não esteja gastando tempo suficiente fazendo a quantidade certa de trabalho necessário a cada dia, ou talvez você escolha estudar tarde da noite quando não está tão alerta e cheio de energia.

Se você estiver com pouco tempo de estudo e estiver mais focado em seus compromissos pessoais, talvez precise desistir de algumas atividades sociais e dedicar mais tempo para se concentrar nos estudos.

Use o método SMART ao configurar metas: defina metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporárias. Descubra tudo sobre o sistema de definição de metas SMART neste artigo.

3) Faça do tempo de estudo uma parte da sua rotina diária

Se amontoar todo o seu tempo de estudo em alguns dias não está funcionando para você, então é hora de tentar algo novo (e menos estressante). Reserve tempo para estudar todos os dias, com ou sem provas chegando.

Lembre-se de que a consistência é fundamental e, uma vez que você começa a adotar bons hábitos de estudo, eles se tornarão uma rotina e você será capaz de mantê-los durante todo o tempo.

Verifique sua programação para a semana ou mês e considere seus compromissos pessoais: tarefas, atividades obrigatórias e compromissos.

Ao analisar sua agenda e definir suas prioridades, você poderá fazer uma rotina de estudos para concursos para o mês. Tudo o que você precisa fazer agora é permanecer comprometido com o novo cronograma de estudo.

Algumas pessoas trabalham melhor de manhã e outras à noite. Se você não tiver certeza de quando trabalha melhor, experimente estudar em diferentes momentos do dia para ver qual deles combina melhor com seu relógio biológico.

Depois de descobrir qual período funciona melhor para você, saiba que pode adicionar mais tempo para estudar, por exemplo: acordando uma hora mais cedo para rever suas anotações ou, se funcionar melhor à noite, vá dormir uma hora mais tarde.

Certifique-se de criar flexibilidade em sua programação. Para isso o melhor método de estudo existente é sem dúvida alguma o ciclo de estudo, como os ciclos criados pelo app Estudaqui.

Seu calendário e agenda serão alterados devido a eventos imprevistos. O ciclo de estudo te prepara para tirar de letra algumas coisas que surgem no caminho e, ainda te arruma mais tempo para estudar.

4) Como fazer uma rotina diária de estudos para concursos

Aqui estão algumas ótimas maneiras de estruturar sua rotina de estudo. Funciona melhor quando você mistura alguns dos diferentes estilos de aprendizado.

Tente começar assistindo vídeo-aulas ou outro tipo de vídeo relacionado a matéria que você encontrar, e depois faça mais 1-3 horas de estudo (com pausas) para refletir e rever as notas sobre a matéria e os vídeos.

Dessa forma, você está usando seus estilos de aprendizagem auditivo e visual, bem como a repetição, o que o ajudará a lembrar o que você aprendeu com mais clareza.

Comece com os tópicos e assuntos difíceis em primeiro lugar, para que você não os adie. Se esses assuntos forem realmente difíceis para você, então as sessões de estudo mais curtas funcionarão melhor.

Agende, por exemplo, sessões de estudo em 2 blocos de 30 minutos a 1 hora e faça intervalos curtos de 5 a 10 minutos. Quando você faz pausas, permite que sua mente descanse, revitalize e esteja pronta para aprender mais.

Você também pode organizar um ciclo de estudo onde determina as matérias e o tempo de estudo que cada uma terá. O objetivo é passar por todas as matérias e repetir o ciclo até ter visto todo o material.

Leia também: 10 passos para montar um cronograma de estudos para concurso.

5) Estabeleça um bom local de estudo

Estabeleça um local de estudo. Algumas pessoas gostam de lugares tranquilos, outras precisam de um pouco de ruído de fundo. Qual você prefere?

Se houver muito movimento acontecendo em sua casa, talvez seja hora de pensar em ir à biblioteca ou a um café e quem sabe usar fones de ouvido.

Certifique-se de ter os itens necessários ao estudar. Você precisará de uma mesa grande o suficiente para espalhar seus livros, laptop, papel e suprimentos.

Aproveitar a melhor iluminação também é importante para todos que estudam. Se você deseja preservar sua visão e maximizar seu tempo e energia, escolha uma iluminação que não cause fadiga ocular, para que você possa manter sua sessão de estudo efetiva a qualquer hora do dia.

Não tenha medo de estabelecer regras quando estiver no seu local de estudo. Deixe que as pessoas que moram com você saibam que, quando sua porta está fechada, isso significa que você não quer ser incomodado.

Tente não responder a telefonemas ou mensagens, pois isso vai quebrar sua concentração e você perderá o foco.

É melhor encontrar não apenas um lugar para estudar, mas pelo menos 2 ou 3. Dessa forma, você terá um plano B caso sua área de estudo principal não possa ser usada.

Sem contar que uma mudança de ambiente melhora a concentração e a criatividade, por isso, mesmo que não seja necessário mudar de lugar, não seria uma má ideia.

Enquanto você estabelece regras para os outros, você também precisa estabelecer regras para si mesmo. Livre-se de todas as distrações.

Não escolha um lugar onde você se sentirá tentado a assistir TV ou fazer check-in com seu smartphone, Também evite estudar em uma área de alto tráfego de pessoas.

Escolha estudar o máximo possível offline. Há muitas distrações que estão a apenas um clique de distância. Se você precisar verificar algo, anote e verifique após o término da sua sessão de estudos.

Uma maneira simples de priorizar suas tarefas é organizar suas anotações de estudo usando cores ou marcadores. Quer você use um caderno online ou um fichário, desenvolver seu próprio sistema de codificação de cores ajudará você (e seus pensamentos) a se organizar.

Ao fazer uma rotina de estudos para concursos, você deve, primeiro, começar a planejar quando vai estudar. Um plano nos obriga a reconhecer e respeitar nosso tempo.

Em seguida, crie um hábito de estudo por meio de recompensas que ensina o corpo a pensar em estudar.

Finalmente, quebre a distração mantendo uma dieta de baixa caloria. Isso permitirá vencer as dificuldades com mais facilidade.

E uma ajudinha da tecnologia pode ajudar a fazer uma rotina de estudos para concursos mais dinâmica e objetiva. Você pode, por exemplo, baixar o aplicativo do EstudAqui que te dá um plano de estudo eficiente e personalizado para saber como, quando e o que estudar.

O app ordena as disciplinas das provas para as quais você precisa estudar de acordo com as prioridades que você tem, e também de acordo com as suas dificuldades pessoais em cada matéria.

Saiba mais sobre como funciona nosso app para organizar estudos e melhore radicalmente sua forma de estudar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *