Como estudar para concursos no Youtube

Como estudar para concursos no Youtube: 3 dicas para aproveitar melhor o site

As redes sociais são inimigas dos concurseiros? Nem sempre! O problema é usá-las sem moderação, para ficar por dentro de assuntos triviais. Se utilizadas com sabedoria, essas mídias podem ser importantes aliadas do estudo. Esse é o caso do Youtube. Mas como estudar para concursos no Youtube?

Para se ter uma ideia, o último relatório Youtube Insights mostrou que 95% da população online brasileira acessa o Youtube ao menos uma vez por mês.

O mesmo relatório também apontou que a rede social é uma grande disseminadora de conhecimento: no Brasil, 9 em cada 10 consumidores de Youtube usam os vídeos para aprender algo novo.

No Youtube, a força do conhecimento vem da pluralidade de pautas, pessoas e novas abordagens contidas na plataforma.

No mundo dos concursos, o Youtube ganha cada vez mais espaço, pois é uma plataforma que facilita a transmissão de aulas online, bem como o trabalho de mentorias para concursos – que é o caso aqui do Método de Estudo!

Sendo assim, se você é concurseiro e ainda não está usando o Youtube a seu favor, está perdendo uma boa fonte de conhecimento.

Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

Continue a leitura, que hoje vou ensinar como estudar para concursos no Youtube.

Como estudar para concursos no Youtube

1. O Youtube oferece uma infinidade de conteúdo para concursos públicos

No Youtube, é possível encontrar vídeos e aulas que auxiliam no aprendizado de diferentes disciplinas de concursos públicos. Até mesmo cursos completos de informática, por exemplo, você consegue encontrar.

É claro que, às vezes, materiais e videoaulas pagos são mais aprofundados, mas, ao estudar para concursos no Youtube, é possível aprender e muito, sem pagar nada!

Youtube é para o estudo “fora de casa”

Gosto de ressaltar, no entanto, que estudar para concursos no Youtube é recomendado principalmente para aquelas horas em que você não está estudando em casa.

Ou seja, é indicado para aqueles momentos ociosos, quando você está no trânsito, esperando por uma consulta, malhando, no metrô voltando do trabalho, entre outras situações.

Dessa forma, a plataforma vem para enriquecer com conhecimento outros momentos além das suas horas líquidas de estudo, frente aos livros, PDFs e mais.

Assim sendo, seu desenvolvimento é garantido até mesmo nos instantes em que você se encontra longe dos materiais.

É possível dirigir e ouvir o Youtube em segundo plano

Os minutos ou horas em trânsito podem ser muito bem aproveitados com o Youtube. Mas não estou dizendo que você vai ser negligente na direção para prestar atenção em um vídeo.

Até porque, na maioria das vezes, para estudar para concursos no Youtube você precisa absorver apenas o áudio dos vídeos.

No entanto se, para dirigir, você precisa do auxílio de aplicativos como o Waze e o Google Maps, recomendo assinar o Youtube Premium.

Isso porque, sem a assinatura, o Youtube não funciona em segundo plano com outros aplicativos ativos.

O custo da assinatura Premium é de R$ 21 e traz diversos benefícios para os concurseiros, como:

  • ausência de propagandas;
  • downloads de qualquer vídeo para assistir depois no seu celular ou tablet;
  • plataforma funciona minimizada/em segundo plano.

Assim sendo, você pode, por exemplo, baixar em casa os vídeos que você deseja assistir e ver a todos quando estiver offline.

Dessa forma, seja na sala de espera do médico, no trânsito, andando na esteira e entre outras situações, com internet ou não, precisando usar outro aplicativo ou não, o Youtube Premium irá te servir.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

2. O Youtube gera economia com materiais de estudo

Muitas vezes, é possível dispensar a compra de aulas em áudio e podcasts e estudar para concursos no Youtube, apenas fazendo uma boa pesquisa na plataforma.

Além disso, há diversos portais dedicados à preparação para concursos que, semanalmente, oferecem aulas diversas em seus canais, como de Atualidades.

Outro exemplo de bom material gratuito na plataforma são os cursos do João Antônio, professor de Informática. Há o curso completo dele liberado no Youtube.

É possível, ainda, encontrar canais que tratam de disciplinas recorrentes nos certames, como Português e Direito Administrativo.

3. Usar o Youtube para estudar não deve tomar seu tempo de estudo

É importante frisar que o Youtube pode ser uma excelente ferramenta para complementar seus estudos e aprendizado, mas não deve tomar suas horas de estudo.

Os meus vídeos, lá no meu canal do youtube, por exemplo, são para obter dicas nas “horas vagas”.

Está lavando louça? Coloque meu vídeo no fone de ouvido. Assim, você absorve dicas interessantes em um período que, antes, era apenas ocioso.

Em suma, para saber como estudar para concursos no Youtube, tenha equilíbrio e vá direto aos canais certos.

Lá no meu canal, tenho o prazer de, semanalmente, divulgar vídeos com dicas, estratégias e outros assuntos do mundo dos concursos. Inscreva-se e deixe seu like!

Existem diversas formas de estudar e muitas vezes encontrar a melhor é uma tarefa complicada. Você sabe como extrair o melhor do seu potencial de aprendizado? Já pensou se existe algo mais que você pode alcançar? Talvez você não saiba por onde começar não é mesmo?

Então deixo aqui uma última dica importante: saiba que você não precisa, e não deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.