como-estudar-concurso-publico-sozinho

Como estudar para concurso público sozinho: 9 técnicas diferentes para testar

Muitas pessoas acham viável estudar em grupos enquanto outras pensam que estudam melhor quando estão sozinhas. Você é do tipo que tende a estudar melhor quando está sozinho?

Se sim, e você está procurando algumas dicas valiosas sobre como estudar para concurso público sozinho, este post irá ajudá-lo.

Existem muitas técnicas sugeridas por vários especialistas, tutores e estudiosos, que devem ser examinadas quando você planeja estudar sozinho.

9 maneiras de estudar para concurso público sozinho

#1. Sinta-se motivado

O primeiro passo de como estudar para concurso público sozinho é sentir-se motivado em estudar apenas com a própria companhia.

Portanto, analise sua situação e inspire-se e motive-se com seus objetivos, que lhe permitirão estudar melhor.

Caso sua motivação não esteja suficiente, é necessário que você encontre novas fontes de motivação.

Uma ótima dica de motivação é arrumar o holerite de algum concursado para poder olhá-lo durante o dia para se sentir mais motivado. Os altos salários costumam ser uma ótima motivação para a maioria dos concurseiros, e nada melhor do que um holerite bem gordo para materializar isso na prática e se motivar como nunca.

#2. Selecione bons livros de referência

Isso é muito importante à medida que você começa a evoluir sua forma de estudar para concurso público sozinho.

Você precisará escolher sabiamente a partir de vários materiais e livros de referência disponíveis, pois eles moldarão a maneira como você assimilará as informações.

Se você não tiver condições de comprar bons materiais, pode tentar conseguir alguns deles em uma biblioteca ou livraria. Consiga pelo menos os livros das disciplinas mais populares. É importante ter um bom material de referência para que cada conceito fique claro para você.

É melhor escolher livros que tenham uma abordagem voltada a concursos públicos, e que também oferecem perguntas de revisão após o término de cada capítulo. Assim você pode avaliar o quanto você aprendeu.

#3. Local de estudo

Depois de reunir todos os recursos necessários, agora é hora de encontrar um bom lugar, limpo e organizado, para se sentar e estudar para concurso público sozinho com concentração.

Pode parecer desnecessário para você, mas na verdade é muito importante. Se na sua casa você não for capaz de encontrar um lugar tão calmo e organizado, olhe para fora.

Talvez um parque, um banco à beira do lago, um canto em algum espaço público: biblioteca da cidade, um café etc. Leve o material que vai precisar naquele momento para poder sentar, se concentrar e estudar.

#4. Planeje seu tempo

É extremamente importante que você tenha um horário bem definido se você vai estudar para concurso público sozinho, pois isso o motivará a seguir os horários e a estudar com afinco.

Também é importante que você dedique tempo suficiente a cada disciplina e que você faça um intervalo entre o estudo de cada uma para não misturar tudo.

Você pode criar um ciclo de estudo no qual você divide um total X de horas de estudo por Y disciplinas e assim você consegue estudar o conteúdo de todas até o final, fazendo várias rodadas do ciclo.

O melhor de estudar dessa forma é conseguir automatizar a divisão das matérias, usando um app no seu próprio celular.

Com o aplicativo do EstudAqui, por exemplo, você seleciona o concurso para o qual deseja estudar, indica seu nível atual de conhecimento e facilidade pessoal em cada matéria e, em seguida, tem um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você, considerando:

  • suas dificuldades e facilidades pessoais;
  • o peso de cada matéria no edital;
  • o ordenamento perfeito mesclando matérias de raciocínio com matérias de memorização;
  • sua quantidade de horas diárias e semanais disponíveis para estudo, dentre outros fatores.

Isso garante que você esteja bem focado e seja capaz de compreender todos os conceitos das disciplinas.

#5. Faça anotações e resumos

Depois que todos os ponteiros acima estiverem no lugar, é hora de você ler os livros e começar a fazer anotações.

Marque tudo o que é importante para você e tente resumi-lo com suas próprias palavras, para que, quando quiser recapitular, você possa sempre consultar suas anotações.

Faça anotações sistemáticas com relação aos vários conceitos, para que você possa se lembrar deles facilmente durante os exames.

O objetivo deste passo é produzir material manuscrito para referência rápida, para que, sempre que quiser voltar, você saiba o que e onde procurar.

#6. Faça teste e questionários para fixar conhecimento

É extremamente importante que você resolva questões e continue praticando-as para ter uma boa noção dos conceitos. Faça disso um hábito com cada disciplina e especialmente na disciplina de matemática, contabilidade, estatística etc.

#7. Tente usar materiais de aprendizagem interativos

Nos dias atuais, você tem uma vantagem sobre as gerações anteriores, pois existe uma grande quantidade de materiais de estudo disponíveis na internet.

Com vários cursos online e outros recursos da web, você pode encontrar um software de aprendizado interativo sobre uma matéria que você tem que estudar.

Esses softwares fazem uso de informações multimídia para ajudá-lo a absorver informações com mais facilidade e podem incluir áudio, vídeos e questionários, além de textos simples para você ler.

Misturar o formato de seus materiais de estudo é uma maneira infalível de ajudá-lo a aprender mais facilmente, mas também torna o processo mais agradável, quebrando a monotonia de estudar para concurso público sozinho apenas com livros e apostilas.

#8. Mime-se

Recompensar-se por seus esforços é uma parte importante de tornar os estudos mais agradáveis, além de motivar a si mesmo para estudar para concurso público sozinho.

Mantenha alguns lanches saudáveis ​​com você enquanto estiver estudando, como frutas frescas fatiadas, nozes etc.

Quer criar sua própria recompensa com algo que você gosta? Por exemplo, se você estiver lendo algo particularmente difícil, e você adora chocolate, compre um pacote de M&M’s, ou similar, e coloque um no final da página – você poderá comê-lo quando ler até aquele ponto.

Pensando em um prazo um pouco mais longo, reserve coisas para fazer no seu tempo livre.

Pode ser um encontro com um amigo, uma ida ao cinema para assistir a um filme que você está ansioso para ver, ou qualquer outra coisa que lhe proporcione um relaxamento depois uma sessão de estudos difícil.

#9. Escutar música

Todo mundo é diferente. Algumas pessoas não conseguem se concentrar com música tocando em segundo plano.

Mas se você está tentando estudar um tópico pelo qual você simplesmente não consegue se interessar, ter algumas músicas em segundo plano pode realmente ajudar. Mas se isso não funciona pra você não perca seu tempo insistindo.

Experimente um pouco para encontrar o tipo certo de música para você estudar. Muitas pessoas acham que não conseguem se concentrar quando há letra na música, então uma música suave de orquestra, piano ou jazz pode fazer o truque.

Dizem que Mozart é particularmente bom para as células do cérebro. Recomendamos o seu concerto de clarinete, se você não sabe por onde começar!

Estudar para concurso público sozinho não será muito difícil se você seguir as dicas acima mencionadas, além de tomar cuidado para seguir uma disciplina adequada.

Estudar sozinho ajuda na concentração e também é uma boa maneira de garantir que nenhum fator externo te distraia. Um pouco de concentração, perseverança e uma perspectiva positiva ajudarão você a estudar melhor para seus exames.

Antigamente era bem difícil, mas hoje em dia a tecnologia facilita tudo. Nada melhor do que usar a tecnologia para te conduzir instintivamente a todas essas dicas e regras na prática, afinal, estamos no século 21.

Se você quer estudar para concurso público sozinho, ou mesmo em grupo, um bom aplicativo de estudos especializado em concurso será essencial, e o melhor e mais moderno é sem dúvida alguma o estudaqui.

O EstudAqui é o aliado perfeito na hora de montar um plano de estudo eficiente e personalizado para as suas necessidades de aprendizado.

Você só precisa selecionar a prova para a qual deseja estudar e a nossa tecnologia fará todo o resto de maneira personalizada.

Nosso banco de dados irá te mostrar automaticamente todas as matérias que devem ser estudadas e, melhor ainda, nossa tecnologia proprietária vai dividi-las em um ciclo de estudo perfeito e personalizado, de acordo com as suas dificuldades pessoais em cada matéria. Tudo isso levando em consideração sua quantidade de horas diárias e semanais disponíveis para estudo, além de muitos outros fatore.

Acesse nossa página e conheça mais sobre o EstudAqui. Você vai mudar radicalmente sua forma de estudar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *