Como estudar para concurso com apostila - cuidados com o material

Como estudar para concurso com apostila: cuidados com o material

Um dos principais passos para estudar com qualidade para concursos é escolher um material de estudo atualizado. Pensando nisso, muitos concurseiros pensam em adquirir uma apostila. Mas como estudar para concurso com apostila corretamente? 

Vendidas em bancas de jornal, as apostilas são escolhidas por muitas pessoas durante a preparação.

Mas será que estudar para concurso com apostila é, de fato, a melhor maneira? Quais as vantagens desse tipo de material?

Em um mundo com diversas opções como livros, materiais em PDF, videoaulas etc. é normal ter dúvida sobre como estudar para concurso com apostila.

Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

Continue a leitura e entenda como estudar com apostila de concurso na sua rotina de estudos.

PDF vs. apostila: diferenças entre o materiais

Primeiramente, é necessário definir o que é uma apostila de concurso público. Há quem acredite que apostilas são alguns cursos/disciplinas em PDF vendidas online.

Mas isso não é uma apostila. É um material de estudos em PDF. 

O PDF é um formato de arquivo. Por exemplo, quando um livro está pronto para ser enviado para impressão na gráfica, o formato de envio é em PDF. Ou seja, é a diagramação final sem imprimir.

Já a apostila para concurso público é um tipo de material de preparação vendido em bancas e livrarias. Entenda melhor esta diferença no vídeo abaixo: 

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Como estudar para concurso com apostila: principais cuidados

1. Apostilas, em geral, não têm conteúdo aprofundado

A primeira coisa sobre a qual você deve estar ciente sobre como estudar para concurso com apostila, é que este material é uma opção delicada. Isso porque, em geral, o conteúdo abordado não é tão aprofundado.

No entanto, a escolha da apostila depende muito do concurso público e do nível do certame.

Por exemplo, há concursos muito específicos como para professor, para cargos da área de saúde, entre outros, que não há muitos materiais relacionados disponíveis, apenas apostilas.

Ao mesmo tempo, são provas que não exigem um conhecimento aprofundado, logo, estudar para o concurso com uma apostila específica dá conta do recado.

No entanto, para concursos muito famosos, concorridos e renomados — seja da área Jurídica, Policial, de Controle ou Fiscal — a apostila provavelmente não é a melhor opção.

Nesses casos, você precisa de aulas e livros/PDFs bem completos, voltados para a preparação para concursos públicos.

2. Apostilas fornecidas por professores precisam de complemento

Outra dúvida recorrente sobre como estudar para concurso com apostila é se é interessante utilizar as que são fornecidas por professores em sala de aula.

Mais uma vez, você deve avaliar o concurso que você irá fazer. Para concursos mais simples e específicos, pode ser uma ajuda.

Caso contrário, se você está se preparando para um concurso muito renomado, não. Afinal, se o material fornecido pelo professor é tão completo, por que ele não está sendo vendido?

Em geral, esses materiais são válidos para um melhor acompanhamento da aula, mas não como o seu material oficial de estudos.

Estudar com apostila de concurso não dá tanta riqueza de detalhes e conteúdo o suficiente para que você seja aprovado em uma prova muito puxada.

Bancas como a Carlos Chagas, a FGV e o Cespe, por exemplo, exigem uma preparação muito mais aprofundada e detalhada.

Materiais dados em aula têm a função de suporte, mas não te preparam para enfrentar uma prova muito concorrida.

3. Cuidado com propagandas

É claro que, muitas vezes, os cursos tentarão te vender apostilas como o conteúdo “mais que suficiente para a sua preparação”. Mas cuidado! Tenha discernimento.

É impossível comparar uma apostila de 200 páginas com um PDF ou livro completo de Direito Constitucional de 800 a 1.000 páginas.

A partir do momento em que você decide fazer um concurso para um cargo mais “top”, entenda que terá que estudar muito e por métodos e materiais bastante qualificados!

Resumos, notas e materiais superficiais podem te dar uma base para se inteirar do assunto, mas você precisará de muito mais conteúdo para ficar afiado e buscar a aprovação.

4. Atenção, também, com os livros acadêmicos

Os livros acadêmicos só são bons para a preparação para concursos públicos de certames mais específicos.

Este é o caso de alguns concursos da área Jurídica – para cargos de juiz, promotor e 

procurador.

Alguns livros acadêmicos e jurídicos são constantemente utilizados por concurseiros que estão em busca de cargos como estes.

Outra situação em que é possível usar livros acadêmicos é para certames específicos da sua área de formação.

Por exemplo, se você é Engenheiro Eletricista e irá estudar para um concurso para esse cargo em algum órgão.

Se você estuda para cargos concorridos, como da área policial, da área fiscal, da área de controle, entre outros, você deve procurar livros voltados para concursos públicos, obrigatoriamente!

Assim sendo, procure editoras especializadas em conteúdo para concurso público, como a Método, Juspodivm, Impetus, Ferreira e Saraiva.

Agora você está pronto para estudar para concurso com apostila!

Agora que você já sabe como estudar para concurso com apostila pode organizar seus materiais com eficiência e de forma estratégica para aprender o que precisa. 

Então lembre-se: estudar para concurso com apostila serve como base, mas não vai te fornecer todo o conteúdo necessário para a sua aprovação.

Ou seja, busque materiais aprofundados, cerque-se do conteúdo exigido no edital e acumule muitas HBCs para ser aprovado.

Espera, não vá embora ainda! Pois ainda preciso te dar uma última dica: Você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida de estudante usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.