Como estudar para concurso em casa - 6 dicas práticas para acabar com as distrações

Como estudar para concurso em casa: 6 dicas práticas para acabar com as distrações

Para muitos, estudar em casa parece uma tarefa impossível: você tem que se concentrar enquanto sua família anda de um lado para o outro, seu celular não para de mostrar notificações, o telefone toca, a TV está tão pertinho… Mas, acalme-se! Nem tudo está perdido! Seguindo algumas dicas de como estudar para concurso em casa, você vai ver que é possível ser aprovado no concurso dos seus sonhos!

Estudar em casa também pode ser a melhor opção de como estudar para concursos trabalhando ou para quem não pode perder tempo com deslocamento. Às vezes, é a única opção realmente viável. 

Por isso, é preciso aprender a driblar os problemas e as distrações, aprender como manter o foco para estudar e para dar o seu melhor.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para estudar em casa sem grandes problemas para se dedicar cada vez mais aos seus objetivos. Confira!

1. Tenha um lugar fixo para estudar em casa

A primeira entre as dicas de como estudar para concurso em casa é definir um local único para suas horas de dedicação.

Estudar em casa não significa estudar largado no sofá, deitado na cama ou sentado de qualquer jeito na mesa da cozinha. Para conseguir se  concentrar nos estudos para concursos , você precisa de um lugar fixo e organizado.

O ideal é que você encontre um lugar da casa com:

  • espaço para seus materiais;
  • uma boa iluminação;
  • o conforto necessário para ficar sentado por muito tempo.

Além disso, tente não usar esse mesmo lugar para mais nada. Assim, quando você enxergar esse canto fixo da sua casa, seu cérebro já vai entrar no modo estudo.

Lembre-se, também, de organizar o ambiente de estudo . Nada desmotiva mais alguém que vai estudar do que ter que passar horas procurando materiais.

Tenha um lugar certo para armazenar tudo o que você usa para estudar:

  • seus livros;
  • canetas;
  • cadernos;
  • post-its, enfim, tudo o que você usa para estudar.

Assim, quando você se sentar em sua mesa, não vai perder tempo procurando materiais – e vai evitar deixar tudo para depois.

2. Tenha metas de estudo

Como estudar para concurso em casa - 6 dicas práticas para acabar com as distrações 1

Você tem um objetivo grande – passar em um concurso público. Porém, esse objetivo pode parecer  distante, não ter uma data específica e, no dia a dia, parecer quase impossível de alcançar. O que fazer nesses casos? Dividi-lo em metas menores.

Ter uma planilha de estudos para concursos que não consista apenas em “estudar X”, mas sim em tarefas sólidas e possíveis de realizar, como “estudar dois tópicos de Matemática Básica”, ou “fazer 10 questões de Legislação”, é uma maneira de se manter motivado e persistir cada dia um pouco mais em seus objetivos.

Ao definir as metas de estudo para concurso, você pode até mesmo incentivar seu cérebro com recompensas simples: depois de terminar uma tarefa, assista àquele vídeo do Youtube que você queria ver. Depois de fechar as metas do dia, assista a um episódio da sua série favorita. Assim, você se sentirá ainda mais motivado para cumprir suas tarefas.

Leia também: 22 filmes de motivação recomendados para concursandos

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

3. Descanse

Ao aprender como estudar para concurso em casa, você pode encontrar  dois grandes empecilhos:

  • o excesso de descanso – quando você não estuda;
  • a falta de descanso, quando você não para de estudar.

Se você estuda sem parar durante horas, é provável que seu cérebro comece a se cansar e, em dado momento, você pare de absorver as informações que está estudando.

Fazer pausas de 10 minutos a cada 40 minutos de estudo, por exemplo, é uma boa ideia. Quando já tiver estudado por algum tempo, faça uma pausa maior.

Aproveite essas pausas para se levantar, ir ao banheiro, comer e beber água. Ficar sentado por muito tempo também prejudica sua saúde.

E nunca negligencie o sono: a importância do sono para os estudos é muito grande.  Ter noites bem dormidas vai melhorar sua memória e sua capacidade de se concentrar.

4. Evite as distrações

O problema principal no processo de se dedicar a estudar para concurso público em casa é que é quase impossível não se distrair com alguma coisa. 

O celular, a televisão, o computador, tudo isso torna os estudos muito menos atrativos e, consequentemente, muito mais difíceis. Por isso, faça tudo o que puder para evitar essas distrações. Abaixo listamos algumas dicas de como estudar para concurso público em casa sem ser atrapalhado por todos esses dispositivos

Televisão

Não estude em ambientes em que tenha televisão. Se não puder evitar, não a ligue. Se for necessário, tire-a da tomada.

Computador

Se você precisa do computador para estudar, desligue o acesso à internet. Se não puder desligar a internet, que é o caso de algumas pessoas que estudam por videoaulas, utilize softwares e extensões que bloqueiem sites com alto poder de distração, como as redes sociais.

Celular

O celular deve ficar desligado, no silencioso ou no modo avião. Desative todas as notificações de redes sociais e aplicativos de mensagens. Se for necessário, deixe-o em outro cômodo da casa.

Pessoas

Muitas vezes, você não escuta música, não vê TV e nem mexe no celular, mas alguém que mora com você faz tudo isso e o distrai. Nesses casos, converse com sua família e seus amigos, mesmo aqueles que não moram com você, e explique seus planos e objetivos.

Ainda que fiquem chateados de primeira por sua falta de disponibilidade, eles vão entender com o tempo quais são seus horários de estudo e provavelmente vão respeitar.

Leia também:

5. Conte mais com a disciplina do que com a motivação

Alguns concurseiros dizem que não conseguem estudar para concurso público em casa porque não têm motivação. Motivação é algo muito importante para quem quer atingir um objetivo, já que é o que nos ajuda a persistir todos os dias.

Algumas atitudes podem ajudá-lo a se manter motivado:

  • Trace metas específicas para seu dia a dia e procure cumpri-las;
  • Tenha recompensas para cada meta estabelecida;
  • Tenha em mente seus maiores objetivos e se lembre, todos os dias, de por que você está estudando para concurso, etc.

Porém, um dos ensinamentos mais valiosos que alguém que está buscando por dicas de como estudar para concurso em casa é que a motivação só pode levá-lo, apenas, até metade desse caminho. O que realmente importa para quem quer estudar em casa é a disciplina.

Disciplina é o que faz você estudar todos os dias mesmo quando você não está motivado.

As pessoas que acordam às 5 horas da manhã para treinar  para uma maratona nem sempre estão motivadas, mas elas têm a disciplina: elas sabem que, mesmo que seja cansativo, aquele esforço valerá a pena no futuro.

Procure ser disciplinado durante todo o seu dia:

  • tenha hora para dormir e para acordar;
  • organize-se para fazer exercícios;
  • faça  suas refeições corretamente, etc.

A disciplina é um hábito que temos que exercitar se quisermos, realmente, atingir um objetivo como passar em um concurso público.

6. Transforme os estudos em um hábito

Como estudar para concurso em casa - 6 dicas práticas para acabar com as distrações 2

Como é possível perceber, o grande segredo de como estudar para concurso público em casa é adquirir hábitos que o ajudem a se manter focado durante os estudos. Por isso, é preciso saber como transformar uma ação em hábito.

Seja consistente

A primeira dica é que hábitos são, basicamente, ações que você repete sem pensar muito sobre o assunto.

Não pense que fazer algo por dois ou três dias, de repente, vai se tornar um hábito.

É preciso insistir por algum tempo para que se torne algo natural. Algumas pessoas dizem que são 21 dias; outras, que são 60.

Não faça tudo ao mesmo tempo

Querer colocar diversos novos hábitos do dia para a noite na sua rotina de estudos pode ser complicado. Tente com um ou dois objetivos de cada vez e, quando já estiver funcionando, introduza mais um hábito. Assim, eles serão mais fáceis e naturais na sua rotina e você não vai ficar sobrecarregado.

Faça um acompanhamento

Quando estamos tentando adquirir um novo hábito, é normal nos esquecermos dele em alguns dias, mas isso pode atrapalhar seu desenvolvimento e seu objetivo de aprender como estudar para concurso em casa, de maneira eficaz. Por isso, faça um acompanhamento diário do hábito que você está tentando adquirir.

Mantenha uma planilha ou um calendário em que você possa marcar seus hábitos diariamente. Existem, inclusive, vários aplicativos que podem ajudá-lo nisso.

Como estudar para concurso em casa [BÔNUS]

Aprender como estudar para concurso em casa  é uma questão de consistência e disciplina, mas não é impossível, como pode parecer. Siga nossas dicas e você vai perceber o quanto seu dia a dia de estudante vai ficar mais simples! Entretanto, antes de encerrarmos, vamos deixar mais uma dica para ajudar na sua preparação.

É verdade que as dificuldades do caminho da aprovação são enormes. Mas elas podem ser muito facilitadas quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Thiago Magalhães.

Ver todos os artigos de Thiago Magalhães