Como estudar para concurso na área fiscal

Como estudar para concurso na área fiscal? 4 dicas práticas sobre o que estudar!

Se você chegou aqui procurando saber como estudar para concurso na área fiscal, está no artigo certo. Se você estiver pensando em prestar um concurso na área fiscal, deve estar bem ansioso com o que deve ou não estudar, afinal, a maioria desses concursos cobra matérias consideradas difíceis, como Contabilidade e Estatística. No entanto, sabendo o que estudar e, especialmente, aprendendo algumas técnicas de como estudar em alto desempenho, você estará mais preparado para encarar essa prova e se sair muito bem.

Por isso, fizemos um guia para você descobrir o que estudar para área fiscal . Venha conferir!

1. Fique de olho nos editais

Se você quer saber o que estudar para concurso público em qualquer área, comece consultando os editais – seja das provas que você vai fazer ou de concursos anteriores na mesma área. Assim, você descobre quais matérias estudar para concurso público  e os assuntos específicos mais importantes.

Como estudar para concurso na área fiscal 1

Na área fiscal, as matérias de Contabilidade e Exatas são as que mais os concurseiros penam. Dependendo da vaga a qual você está concorrendo, podem ser pedidos ramos diferentes das Exatas. Os mais comuns são Matemática Financeira, Raciocínio Lógico e Estatística. Em alguns casos, são exigidas as três e até outras mais, como Matemática Básica.

Se você estiver focado em concursos da Receita Federal, pode encontrar assuntos de Matemática mais diversificados na prova, como:

  • Funções;
  • Análise Combinatória;
  • Matrizes;
  • Trigonometria.

Por isso, é importante ficar de olho no edital e montar seu ciclo de estudo para concurso baseado nas matérias pedidas.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

2. Não tenha medo da Contabilidade

Não é preciso dizer que Contabilidade é uma das matérias mais controversas que existem, porque envolve muitas regras e contas que podem ser complicadas. Por isso, muitas pessoas tremem só de pensar em estudar Contabilidade para um concurso.

Se esse for o caso, o primeiro passo após descobrir o que colocar em seu ciclo de estudos da área fiscal é superar esse medo.

Como todas as matérias, a Contabilidade pode ser aprendida quando você tem um bom plano de estudo para concurso e segue um bom método de como estudar para concurso área fiscal. Estudo e prática são tudo o que você precisa.

Além disso, ao contrário de outras áreas, como Legislação, a Contabilidade não vai mudar de repente, poucos meses antes da prova. Alguns concurseiros também têm medo especificamente das provas de Exatas.

Não faça dessas matérias algo tão maior do que realmente são e as estude como qualquer outra matéria. Sua dedicação é o que vai fazer diferença na hora da prova!

3. Não se apoie na calculadora

A maioria dos concursos públicos não permite que os estudantes usem calculadora durante as provas. No entanto, muitos ainda usam essa ferramenta na hora de estudar e, quando chegam ao dia do concurso, não conseguem fazer as contas de maneira rápida e eficiente.

Então, se você quer resolver as provas em menos tempo, procure não se apoiar na calculadora na hora de estudar.

Entre as dicas para fazer uma boa prova de concurso está simular o ambiente tal e qual ele será no grande dia. Por isso aprenda a fazer cálculos simples de soma, divisão, subtração e multiplicação rapidamente, no lápis, para não perder tempo na hora da prova.

Lembre-se de que essas habilidades são básicas na área fiscal.

Como estudar para concurso na área fiscal 2

Além disso, é importante lembrar que o objetivo do concurso não é saber se você sabe fazer contas, mas sim se você conhece conceitos de Matemática e Contabilidade.

Você sabe o que são bens ativos? O que é uma tangente? Qual a diferença entre raio, diâmetro e perímetro? Como se simplifica uma fração?

Por isso, não pense que somente saber fazer cálculos é o que vai fazer a diferença na sua aprovação. Eles são uma ferramenta básica, mas Contabilidade e Exatas são mais do que isso.

Ao desenvolver seu método de como estudar para concurso área fiscal se concentre no que realmente vai fazer a diferença. Isso é fundamental para quem quer aprender como passar em  concurso.

4. Estude de maneiras diversificadas

Um dos erros mais comuns de quem está pensando sobre  como estudar para concurso público na área fiscal é pensar que as questões terão sempre os mesmos moldes.

Mesmo que Contabilidade ou Exatas sejam áreas que não mudam com frequência, existem diversas maneiras de abordá-las!

Muitas vezes, as questões de concurso público exigem conhecimentos de diferentes assuntos matemáticos e contábeis para serem resolvidas. Algumas de Contabilidade e Exatas exigirão mais raciocínio lógico do que qualquer conhecimento em Matemática pura.

Por isso, a melhor maneira de como estudar para concurso na área fiscal  é estudando as matérias de maneira bem diversificada. Veja alguns exemplos do que você pode fazer para aumentar suas chances de sucesso na prova:

  • concentre-se na resolução de simulados para concurso público  e problemas matemáticos;
  • pratique raciocínio lógico com jogos, como sudoku, e outros disponíveis online;
  • assista a vídeos que mostrem resoluções de problemas matemáticos ou respostas a questões difíceis de Contabilidade;
  • procure por exercícios que abordem mais de um assunto da matéria;
  • foque nos assuntos mencionados no edital e na bibliografia recomendada, mas não se apoie apenas nisso;
  • tente descobrir se há mais de uma maneira de resolver os exercícios mais comuns de concursos públicos, e qual a maneira mais rápida;
  • faça cartões de anotações ou resumos com os conceitos que você tem dificuldade de lembrar;
  • procure priorizar os assuntos que você acha mais difíceis;
  • quando errar a resposta de um exercício, não procure a resposta certa imediatamente. Tente refazer os cálculos e chegar à resposta certa.

Diversificando suas maneiras de estudar para área fiscal, você experimenta a Contabilidade e as Exatas de vários jeitos diferentes e, assim, sua mente começa a se acostumar com o tipo de raciocínio que essas matérias exigem.

 Como estudar para concurso na área fiscal? Coloque a teoria na prática

Ao contrário do que muita gente que procura saber  como estudar para concurso público na área fiscal pensa, a matemática e os cálculos usados na Contabilidade não são uma ideia abstrata. Eles estão muito presentes no dia a dia e podem ser vistos em conjunto com quase todas as outras ciências. Se você parar para observar, os cálculos estão em todos os cantos.

Se você abrir o Google Maps, vai encontrar uma régua de escala no canto do mapa com a qual você pode calcular a distância real entre seu ponto de saída e ponto de chegada.

O ingresso de alguns cinemas discrimina o valor do imposto cobrado e, assim, você pode calcular a porcentagem do que vai para o cinema, de fato.

Para diminuir uma receita de família e preparar algo especial para quem você ama, é preciso entender de proporção. Para entender o quão rápido um vírus está se espalhando, também.

Entender como as Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro, parecem acompanhar quem caminha pela Orla de Ipanema, é uma questão de Geometria, assim como a construção das pirâmides do Egito foi uma questão de Trigonometria.

Na Biologia, na Astronomia, nas leis de trânsito, na contabilidade de uma empresa e em brincadeiras de criança: os cálculos podem ser vistos em todos os lugares.

Por isso, em vez de se assustar com sua presença em um edital, comece a aplicá-los a tudo o que vê no dia a dia.

Leia também: Como estudar sem edital publicado em 3 passos simples

Saber o que estudar para concurso público em qualquer área é essencial para planejar seus estudos, se programar e ir bem na prova.

Na área fiscal, a Contabilidade e as Exatas são umas das matérias mais importantes e, por isso, devem ser levadas muito a sério em seu ciclo de estudos para área fiscal

É verdade que as dificuldades do caminho da aprovação são enormes. Mas elas podem ser muito facilitadas quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Thiago Magalhães.

Ver todos os artigos de Thiago Magalhães