Como estudar atualidades para concurso público com eficiência

Como estudar atualidades para concurso público com eficiência?

A disciplina de Atualidades se faz cada vez mais presente em concursos públicos. Por ser um conteúdo amplo e dinâmico, muitos concursandos têm dúvidas sobre como estudar Atualidades para concurso público.

A primeira impressão que muitos candidatos têm ao estudar Atualidades é de que não há um escopo definido. Isso, é claro, dá a sensação de que qualquer coisa pode aparecer na prova.

De fato, há provas que apresentam questões que fogem de assuntos de grande interesse público.

Exatamente por isso alguns concurseiros não sabem como se organizar para estudar para concursos que contém essa disciplina no edital.

Essa é uma preocupação válida, mas que tem respostas bastante simples. Afinal, é possível aprender como montar um ciclo de estudos que inclua algum tempo de dedicação à prova de Atualidades de maneira eficaz, focada na otimização de seus resultados.

Alexandre Meirelles relata que quando prestou o concurso para Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, em 2006, deparou-se com uma questão que perguntava qual era a profissão de um artista que tinha feito uma exposição em São Paulo em 2006. E ainda outra que perguntou do que tratava o livro “Grande Sertão Veredas”, de 1956. Parece pegadinha, né?

No entanto, nem sempre os certames irão incluir questões surreais. Há uma forte tendência a surgirem perguntas que tratam de temas relevantes dos âmbitos social, político e econômico.

Não importa se o seu concurso é da área fiscal, jurídica ou bancária: cobrar atualidades é uma forma das bancas filtrarem a concorrência. Exatamente por essa razão o tema deve estar contemplado em seu plano de estudo.

Defina a área do concurso que irá prestar

Dedicaremos algumas linhas à escolha da área de concurso público que você fará. É importante que você conheça cada uma delas um pouco mais profundamente para entender em qual delas seu perfil se encaixa melhor. 

Ainda com relação às dicas de como estudar atualidades para concurso público, separamos algumas muito úteis para você saber como estudar atualidades para concurso público. Confira!

Fuja de fofocas – temas de Atualidades devem ser relevantes!

Ao estudar para um concurso público, saiba que em Atualidades nem todas as notícias poderão ser cobradas.

Comumente, as provas de atualidades têm certa recorrência de tratar dos principais temas nacionais e internacionais em debate, ou seja, que ocupam importante espaço midiático.

Dessa forma, fofocas, vida de personalidades, futebol, novelas e curiosidades têm pouco valor de prova.

Por isso, a primeira dica para quem deseja aprender como estudar para Atualidades é evitar trivialidades que podem tomar seu precioso tempo de estudo. Concentre-se em temas relevantes nos âmbitos social, político e econômico.

Além de ter boa noção dos principais assuntos de grande importância nacional e mundial, é importante saber se posicionar e propor soluções viáveis, o que é muito cobrado geralmente em provas de redação para concurso público.

Não recomendamos assistir a telejornais e ler revistas semanais

Quando a questão é como estudar atualidades para concursos públicos, se há uma recomendação recorrente é assistir a telejornais e ler revistas semanais como Veja, Época e IstoÉ.

No entanto, não acreditamos que acompanhar esses veículos seja a melhor alternativa para estudar atualidades.

Quando você está estudando para concurso, economizar tempo de estudo é uma prioridade.

Telejornais e revistas costumam trazer temas que, muitas vezes, são triviais e podem acabar roubando o tempo de estudos.

Além disso, esses canais podem acabar por expor, em detalhes, uma determinada temática, mas para fazer a prova você só necessita de conhecimentos básicos sobre o fato ou assunto.

A única revista que recomendamos é a de Atualidades, da Editora Abril, dedicada a estudantes que irão prestar vestibulares.

A revista aborda apenas temáticas de grande apelo nacional e internacional, trazendo detalhes que podem ser úteis em redação, bem como resumos que podem ser usados para entender os aspectos essenciais sobre cada assunto e cada conteúdo para concurso público.

A revista é publicada semestralmente e pode ser comprada nas bancas e livrarias por, em média, R$25,00.

Essa dica é valiosa para você que está em busca de soluções para organizar o tempo de estudo, otimizando as horas que tem, sem com isso perder em qualidade durante a preparação. 

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Para facilitar seu aprendizado, colocaremos primeiro a lista das dicas de como estudar atualidades para concurso público, e depois colocaremos os detalhes de cada dica no restante do artigo.

Como estudar atualidades para concurso público

  • Leia a revista Atualidades, com foco nos resumos;
  • Procure fontes confiáveis;
  • Estude pontos de vista diferentes;
  • Saiba quais são os temas recorrentes da banca;
  • Acompanhe canais com resumos midiáticos;
  • Treine sua redação sobre o assunto.

Agora sim, veja mais detalhes de cada dica abaixo :).

Como estudar atualidades para concurso público em 6 passos

Agora que você entende a importância de estar antenado para prestar um certame, daremos dicas importantes de como estudar atualidades para concurso público. Olha só!

1. Leia a revista Atualidades, com foco nos resumos

A revista Atualidades, da editora Abril, aborda uma série de conteúdos relevantes, em reportagens extensas, que chegam a até sete páginas. 

Dessa forma, ler a matéria na íntegra também pode afetar o tempo de estudo que você possui disponível. 

Portanto, recomendamos que você leia o resumo presente ao final de cada matéria, que auxiliará você a se situar sobre a temática.

Se você está em busca de novas soluções para organizar sua rotina, leia o artigo; “Organize seu tempo com uma planilha de estudos para concurso”.

Uma outra solução é usar aplicativos para organizar estudos. Eles tornam a gestão do tempo mais eficaz e permitem que você monte um ciclo de estudos perfeito, sem grandes dificuldades. 

O Estudaqui, por exemplo, cria um ciclo de estudos com as matérias divididas em blocos de tempo de maneira personalizada e automática, de acordo com o concurso que você irá prestar e considerando suas facilidades pessoais. 

Isso quer dizer que o app irá indicar quanto tempo será necessário para você estudar Atualidades, caso caia na sua prova. Além das outras matérias. 

Voltando à revista, em geral, o box de resumo apresenta os envolvidos nos fatos, a questão política, social ou econômica em voga e a principal discussão sobre o acontecimento. 

A leitura do resumo é suficiente para sua preparação, uma vez que os certames dificilmente cobram detalhes nas questões de Atualidades.

2. Procure fontes confiáveis

A vida de concurseiro é bem corrida, sobretudo a de quem trabalha e estuda. Logo, para estudar Atualidades é necessário economizar tempo, indo diretamente a fontes confiáveis.

Sendo assim, quando for estudar atualidades para concursos, sempre procure algum especialista, como jornalistas, professores, entre outros.

Os especialistas apresentarão cada tema em seus aspectos essenciais, com um posicionamento definido, facilitando o seu entendimento.

Eles saberão dizer o que é essencial você saber dentro de cada assunto e quais têm mais chances de cair nas provas.

Uma das formas de você ter acesso a especialistas é por meio de uma mentoria. É uma ótima oportunidade para ter um encaminhamento personalizado de estudos, que indicará melhores conteúdos, não apenas para Atualidades, como também para as demais disciplinas de seu concurso.

3. Estude pontos de vista diferentes

Para entender como estudar atualidades para concurso público, saiba que é essencial que você conheça pontos de vista diferentes sobre os assuntos

Deixe de lado a vaidade de ler apenas o que está de acordo com os seus princípios e com as causas que você defende. Isso permitirá que você veja o assunto sob ângulos diversos, ampliando seu entendimento e compreensão.

Além disso, quanto mais você tiver noção das várias visões sobre determinado assunto, maior será seu poder de argumentação.

Ler discordantes é fundamental para perceber as inconsistências dos seus próprios argumentos, e assim fortalecê-los.

4. Saiba quais são os temas recorrentes da banca

Ao aprender como estudar atualidades é fundamental que você tenha consciência de que não caem todos os assuntos na prova de atualidades. Afinal, além de abordar atualidades, a prova tem que abordar todo o conteúdo indicado no edital.

Dessa forma, é importante saber quais são os assuntos mais frequentes nas provas dos concursos, para centralizar seus esforços neles. 

Resolva questões de concurso público  da banca do seu concurso e verifique quais temáticas de atualidades (guerras, políticas, economia) têm mais apelo.

5. Acompanhe canais com resumos midiáticos

Os resumos de noticiários com os principais fatos do Brasil e do mundo podem ser uma boa alternativa para manter você antenado! 

O portal de notícias da Globo, o G1, por exemplo, reúne ao início do dia as principais notícias das últimas horas na seção “o que você precisa saber para começar o dia bem informado”.

Essa é uma alternativa para ficar ligado em fatos relevantes que podem vir a ser abordados em prova. O folhetim pode ser acompanhado enquanto você toma um café, por exemplo.

Além disso, existem canais de cursos no Youtube, como Focus Concursos e o Gran Cursos que, no final do mês, fazem um vídeo com um apanhado das principais notícias do mês

Esse é um bom conteúdo para ouvir no trânsito, na espera no consultório médico, na fila do banco e mais.

Todas essas são dicas de como conseguir mais tempo para estudar, que você pode aplicar não apenas para Atualidades, mas também para outros conteúdos.

Participar de programas de mentoria pode ajudar você a estar sempre antenado em temas relevantes que podem ser assunto de sua prova de Atualidades.

6. Treine sua redação sobre o assunto

Essa dica é especialmente importante para quem fará algum concurso público que tenha redação ou questões discursivas sobre temas em geral, e não específicas de determinadas disciplinas.

Teste periodicamente sua capacidade de argumentação sobre os temas de atualidades escrevendo textos. Afinal, por mais que você leia e entenda os assuntos, expressá-los nem sempre é fácil. 

Ao treinar seu poder de escrita, você aprende a argumentar de uma forma mais coerente. 

Para saber como estudar atualidades para concurso público, é preciso saber buscar uma boa dose de informações, além de refletir e argumentar sobre elas.

Acreditamos que não compensa, em termos de custo-benefício, ler ou assistir a jornais todos os dias, pensando na prova. São poucas questões de atualidades. Gaste seu maior tempo de estudo com as disciplinas do edital.

A resposta para como estudar atualidades para concurso público, assim como se dedicar às demais disciplinas, começa por aprender como montar um plano de estudos para concurso. Para isso temos uma dica final: conheça o aplicativo Estudaqui.

Com ele você cria um plano de estudo realmente perfeito e faz um controle de estudo mais inteligente. 

Já imaginou, com um clique selecionar a prova que você fará e com apenas mais um clique organizar toda a sua rotina dentro do modelo de ciclo de estudos, que recomendamos neste artigo? 

Isso tudo automaticamente, levando em consideração as suas facilidades PESSOAIS em cada disciplina? Além de criar um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas reais necessidades. Com ele você sabe como, quando e o que estudar. 

O App possui a funcionalidade de controle para que possa ver o quanto já avançou nas suas disciplinas e quanto falta para terminar seu ciclo de estudo. 

E além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível. 

Acesse o site e conheça todas as funcionalidades em detalhes.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves