como-conseguir-passar-concurso-publico

Como conseguir passar em um concurso público: 7 hacks de estudos científicos!

Como conseguir passar em um concurso público? Parece a pergunta daquele jogo de 1 milhão de reais, não é mesmo?

Na verdade, não existe uma lista de passos de como fazer para passar em um concurso público, mas esse artigo vai te mostrar dicas importantes que vão te deixar bem à frente da concorrência.

Ao decidir encarar a maratona de estudos para um cargo público você precisa ter disciplina, foco e dedicação para encarar as longas horas de estudos.

E estudar longas horas non stop não é a tarefa mais fácil do mundo, porém graças aos pesquisadores do nosso séculos existem diversas técnicas para extrair o máximo do seu cérebro.

Todos os dias, novas pesquisas estão sendo conduzidas sobre educação, habilidades de ensino e métodos de aprendizado, que podemos usar para aprender maneiras científicas de fazer anotações, leitura de livros, memorização e revisão efetiva, que serão úteis para passar em exames competitivos.

Continue lendo e conheça sete habilidades que podem ajudá-lo a conseguir passar em um concurso público competitivo. Explore seu verdadeiro potencial e saia vitorioso!

Como conseguir passar em um concurso público

1. Entre no clima certo com a ajuda do experimento do fisiologista russo Ivan Pavlov

O experimento clássico de condicionamento de Pavlov fez os cães salivarem assim que ouviram a campainha tocar – em antecipação à comida.

A lógica é: se você estudar o mesmo assunto, ao mesmo tempo e no mesmo lugar, seu cérebro faz a associação e é treinado de acordo.

Ao longo de um período de tempo, você só precisa seguir o relógio, e você automaticamente entrará no clima para estudar o assunto em 10 minutos.

Independente se você gosta do assunto ou o odeia, esse truque faz maravilhas! E não se engane, essa é uma necessidade no que diz respeito a conseguir passar em um concurso público. Não é possível pular nenhuma matéria.

2. Sessões de estudo mais curtas funcionam melhor do que sessões longas e extenuantes

Os psicólogos descobriram que alunos aprendem tanto em sessões de uma hora, espalhadas ao longo de quatro dias, quanto em uma sessão de maratona de seis horas.

Isso significa que os alunos podem reduzir o tempo de estudo em pelo menos 30% usando um ciclo de estudo ou horário bem planejado.

Considere o seguinte: quando você estuda por um tempo limitado, isso faz com que seu cérebro trabalhe com mais eficiência.

Além disso, acredita-se que durante os intervalos do estudo, a mente absorve informações automaticamente, sem qualquer esforço consciente de sua parte.

Portanto, para sessões intensas de memorização, como quando você está tentando aprender datas e eventos, leis, uma língua estrangeira ou fórmulas matemáticas, o mais indicado é que você não estude por mais de 20 a 30 minutos.

Leia também: 10 passos para montar um cronograma de estudos para concurso.

3. Não disperse nem estude quando estiver com sono

Sentar-se com livros nas mãos quando os olhos ardendo de sono é uma perda total de tempo. Geralmente, no meio da tarde, lá pelas 15h, é a hora em que bate aquela moleza.

Para outras pessoas, de manhã, bem cedo, é a hora em que eles simplesmente não podem acordar para ler qualquer coisa de forma concentrada.

Se você tiver muita coisa para estudar, faça apenas algo leve nessa hora – como limpar sua mesa, organizar suas anotações ou arrumar seus livros para deixar a fase sonolenta passar.

Uma ideia melhor? Tire uma soneca rápida de 15 minutos para recarregar sua mente pelo tempo de estudo já feito.

4. O trabalho inteligente é melhor que o trabalho duro

A atenção que você dá ao um assunto e a atenção de sua mente é mais importante do que o tempo que você gasta com isso.

Para conseguir passar em um concurso público competitivo, especialmente, não se conta o número de horas que você está passando na frente dos livros.

Em vez disso, você precisa medir a quantidade de estudo realmente focado que está fazendo. As estratégias mais comuns para se manter alerta são:

  • Minimize as distrações. Livre-se do barulho da TV, de mandar mensagens entre os estudos e de pessoas gritando em seus ouvidos. É claro que você não pode controlar toda a sua família, mas pode ajustar seu horário para estudar bem cedo ou tarde da noite, quando todo mundo está quieto.
  • Comece com o assunto mais difícil ou chato quando estiver totalmente alerta. Mantenha os mais fáceis para os momentos em que você se sentir com preguiça de estudar.

5. Método de leitura que funciona – OK4R

O Dr. Walter Pauk, da Universidade de Cornell nos EUA, desenvolveu o método OK4R, que pode ajudá-lo a absorver mais informações através de uma leitura poderosa.

E como conseguir passar em um concurso público exige muita leitura, aqui estão as dicas de como você pode ler melhor:

  • O de Overview (visão geral): à primeira vista, basta ler os títulos, sub-títulos, parágrafo introdutório e resumo no final do capítulo. Isso lhe dará uma ideia geral do que está incluído no capítulo.
  • K de Key ideas (ideias-chave): agora, volte ao início do capítulo e tente passar rapidamente pelas ideias-chave. A primeira frase de cada parágrafo, texto em itálico e em negrito, tabelas, figuras e diagramas, seções com marcadores e listagem de itens geralmente apresentam ideias-chave do capítulo.
  • R1 de Reading (ler) o tópico ou capítulo do começo ao fim: agora que você já sabe o que está sendo discutido, leia todo o capítulo e veja a explicação completa das ideias.
  • R2 de Recall (revisão): agora coloque seu livro de lado e anote os principais pontos do que você leu e faça suas anotações em poucas palavras ou frases. O recall imediato leva apenas um ou dois minutos, mas duplica o tempo de retenção do tópico que você está estudando.
  • R3 de Reflect (refletir): agora que você está com o material revisado e fresco na cabeça, reflita sobre ele para armazená-lo em sua memória permanentemente. Pense e tente encontrar o significado do que você leu e sua relação com outros tópicos que você já aprendeu.
  • R4 de Review (rever): nos finais de semana, você pode testar o que aprendeu durante a semana. Pode fazer testes e provas antigas que o ajudarão a rever suas anotações. Essas revisões periódicas ajudam a fixar as informações para sempre.

6. Não estudar um assunto difícil depois do outro

Uma das piores coisas que você pode fazer enquanto se prepara para conseguir passar em um concurso público é estudar um assunto difícil após o outro.

Se você está fazendo isso há algum tempo, podemos prometer que esquecerá muitas coisas durante o exame. Faça um favor a si mesmo e não estude um assunto difícil sem intervalos entre eles.

Se você está estudando Contabilidade, Português e Exatas, comece com Exatas, depois vá para o Português e, finalmente, estude Contabilidade. Tudo isso pode realmente ajudar você a se preparar.

7. Não fique estressado durante os exames competitivos

Finalmente, sugerimos que você não se estresse muito enquanto se prepara para conseguir passar em um concurso público. Um mínimo de estresse acaba sendo inevitável.

Estudar bem é crucial para você fazer a prova corretamente. Mas se você quiser se sair bem, não se preocupe tanto com isso. Apenas estude bastante e faça o seu melhor para obter bons resultados.

E o mais importante, mantenha-se saudável e em forma durante os meses de preparação. Você abrirá mão de alguns momentos com amigos e das baladas que não o ajudarão a se sair bem. Em vez disso, concentre-se em estudar com essas técnicas e boa sorte!

Você tem alguma dica de como conseguir passar em um concurso público para adicionar a esta lista? Compartilhe suas sugestões na seção de comentários abaixo.

Para te ajudar nessa rotina exigente de concurseiro, baixe o aplicativo do EstudAqui, ele elabora automaticamente um plano de estudos eficiente e personalizado, ordenando prioridades de acordo com as disciplinas das provas para as quais você precisa estudar, e também de acordo com as suas dificuldades pessoais em cada matéria.

Saiba mais sobre como funciona nosso app para organizar estudos e melhore radicalmente sua forma de estudar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *