Como conciliar estudo e namoro para evitar crises

Como conciliar estudo para concurso e namoro para evitar crises

O amor é um sentimento sublime, mas todos sabem que os namoros e relacionamentos também passam por dificuldades, como quando o outro precisa se dedicar quase que integralmente ao sonho do sucesso profissional. E aí, será que dá para conciliar estudo para concurso e namoro?

No plano das vantagens, teoricamente você tem ao seu lado alguém que lhe dá forças. Alguém que lhe incentiva.

Por outro lado, nem sempre tudo é um mar de rosas e há quem sofra pressão psicológica do(a) esposo(a) ou namorado(a) quanto à preparação e aprovação nos concursos.

Nós sabemos que a fase de estudos é árdua, exigindo dedicação quase que integral do candidato. Nesse cenário, ter o apoio das pessoas que você ama é fundamental.

Assim sendo, o diálogo e o equilíbrio podem ser a chave para o sucesso no amor e na aprovação. Confira a seguir algumas dicas de como conciliar estudo para concurso e namoro. Confira!

Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

4 maneiras de conciliar estudo para concurso e namoro

1 – Fuja de relacionamentos tóxicos e sabotadores

Infelizmente, já vi vários casos em que muitas pessoas não conseguiram conciliar estudo para concurso e namoro. Especialmente quando só um dos dois está estudando.

Muitas vezes, o outro lado não compreende a falta de tempo do amado, a aparente “obsessão” pelos livros, o estresse e as angústias. A falta de parceria, muitas vezes, gera o conflito. Nesses casos, o que fazer?

Quando se ama, muitas vezes você busca o sucesso profissional – por meio dos concursos públicos, por exemplo – para não só proporcionar uma vida de qualidade para você, mas também para o outro.

Entretanto, é justamente nos momentos de dificuldades que o amor é colocado a prova e, vai por mim, quem te ama de verdade irá compreender seus objetivos e oferecer apoio.

Eu tenho um cérebro muito matemático e sou uma pessoa racional. Logo, para mim, se estou em um relacionamento em que a pessoa não apoia meus sonhos e mostra-se muito combativa, sabotando meus estudos e esforços, não vejo por que continuar nessa situação.

Eu sei que sentimentos não são fáceis e lidar com as emoções é um tanto complicado. No entanto, você jamais deve colocar em risco seu bem-estar e sucesso. 

Afinal de contas, isso tudo também é primordial para que você venha a formar uma família um dia, por exemplo.

Você é uma pessoa esforçada, dedicada e tem seus valores. Logo, você precisa compartilhar sua vida com quem te admira e estimula os seus sonhos.

Dessa forma, diante de sinais de sabotagem, repense se é com essa pessoa com quem você quer passar seus dias.

2 – Saiba definir prioridades para conciliar namoro e estudo

É importante lembrar que muitos conflitos são resolvidos com equilíbrio. Portanto, priorize os momentos a dois no seu tempo de descanso e relaxamento da rotina de estudo.

Se a reclamação, por exemplo, é que você nunca vai a uma confraternização de família, que tal ir àquela festinha de aniversário que cairá justamente no sábado a noite, seu tempo de folga?

Não estou dizendo para você exagerar, tudo deve ser feito com moderação, para não afetar seu desempenho.

No entanto, com equilíbrio é possível conciliar o estudo para concurso e namoro, sem precisar sacrificar nenhum dos dois.

3 – Quando você estiver com o seu amor, curta o momento

Outra dica valiosa para quem busca conciliar o estudo para concurso e namoro é saber aproveitar integralmente os momentos vividos.

Da mesma forma que não dá para ficar no WhatsApp com o seu namorado (a) o tempo todo enquanto estuda, é fundamental que quando junto você se dedique a ele ou ela.

Nos momentos a sós, não fique falando de concursos e com a cabeça lá nos seus resumos.

Faça valer a pena o tempo (já restrito) que vocês têm a sós. Façam algo que adorem, como ver aquela estreia no cinema ou comer aquele hambúrguer delicioso. Esteja com ela ou ele, seus amigos e família.

Afinal de contas, se o seu namoro já está em conflito, só irá piorar caso os momentos a sós não sejam de qualidade.

Lembre que esta pessoa pode ser fundamental para manter sua linha de equilíbrio, principalmente em termos emocionais.

Não são poucos os relatos de candidatos que reconhecem que o seu parceiro foi fundamental para alcançar a vitória!

Os discursos de posse, geralmente realizados pelo primeiro colocado no concurso, quase sempre reconhecem os companheiros.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

4 – Inclua seu amor nos seus hobbies

Resumindo, você deve dosar para que a maioria do seu tempo livre seja compartilhado com seu amor.

Se você já passa o dia todo estudando e nas horas vagas prefere jogar pelada, ver Netflix sozinho, entre outras opções, talvez ele ou ela tenha razão de reclamar.

Já que os estudos ocupam grande parte do seu dia, permita que os momentos prazerosos sejam ainda mais felizes compartilhando-os com quem você ama.

Aprender a fazer essas concessões é importante para ter sucesso em conciliar o estudo para concurso e namoro.

Relacionamentos saudáveis também podem sofrer crises durante os estudos

Eu sei que não é todo relacionamento que passa por discussões é necessariamente tóxico.

Conciliar o estudo para concurso e namoro é difícil justamente porque essa é uma fase de renúncias.

Se antes você trabalhava e agora só estuda, provavelmente abriu mão de um salário que proporcionava conforto, segurança e lazer para você e seu parceiro ou parceira.

Consequentemente, reduz-se o número de viagens, idas a restaurantes, festas, filmes assistidos e momentos a dois.

Para quem está acostumado com uma rotina romântica, essa quebra brusca de expectativas pode ser um tanto dolorida.

Nesses casos, o diálogo é sempre a melhor solução. Se você é concurseiro, converse com seu amor que os seus estudos são um projeto de vida para vocês.

Afinal de contas, com a sua aprovação, será possível viver com mais tranquilidade, pagando as contas em dia, criando uma situação favorável para ter filhos em um futuro próximo (ou oferecer uma vida melhor ao pequeno, caso vocês já sejam pais) e, também, realizar sonhos, como aquela almejada viagem ou a casa própria.

Em suma, o estudo para concursos públicos é uma empreitada que não é só sua, mas dele(a) também, uma vez que a consequência será uma vida melhor para ambos.

Por isso, para conciliar o estudo para concurso e namoro, converse, peça a compreensão e diga que a ausência em festas, encontros e os raros momentos juntos serão recompensados em um futuro próximo.

Que tal uma dose extra de motivação como presente?

Se você tem um amor que te motiva, valoriza e estimula o alcance dos seus sonhos, é fundamental se preparar para alcançar a aprovação e oferecer uma vida melhor para vocês dois.

Para ficar ainda mais confiante para a prova e não deixar a oportunidade passar, a ajuda da tecnologia sempre vai bem.

Nos dias de hoje não é mais necessário perder suas preciosas horas de estudo tentando aprender como fazer tudo sozinho, os tempos mudaram, e agora a tecnologia deve ser, sem dúvida alguma, a sua maior aliada. Por isso já faz algum tempo que eu vinha indicando o aplicativo Estudaqui para todos os meus alunos de mentoria.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.