Dicas de como se concentrar nos estudos

Dicas de como se concentrar nos estudos para concurso

Já dei algumas dicas para concurso aqui no blog e nas redes sociais sobre como organizar o ambiente de estudo. Também falei sobre alimentação, exercícios físicos e sobre manter o sono em dia. Mesmo assim, existe um fator que pode ser determinante no rendimento dos seus estudos: a sua capacidade de atenção e concentração. E como se concentrar nos estudos para concurso de uma forma melhor?

Uma pessoa concentrada aprende melhor e mais rápido. No longo prazo, aumentar a concentração para estudar para concurso dá muita diferença e pode ser determinante para a aprovação. E sim, existem exercícios e métodos de concentração para aumentar seu desempenho.

Quer aprender como se concentrar nos estudos para concurso? Continue lendo este post e fique atento às dicas para colocá-las em prática depois.

Faço apenas uma breve pausa no artigo para deixar claro que eu, Alexandre Meirelles, não tenho qualquer relação com a Estudaqui e que não ganho nada ao escrever esses artigos e nem ao indicar o aplicativo Estudaqui. Indico o aplicativo e apoio o site porque gosto e porque eles são realmente os melhores do mercado no que fazem, são de longe a melhor opção!

A diferença entre atenção e concentração

Primeiramente, vamos diferenciar atenção de concentração, pois são “coisas” diferentes.

Às vezes você está atento, mas não está concentrado, e em outros momentos acontece o oposto. Sendo assim, além de coisas diferentes elas podem acontecer em momentos distintos.

O ideal, obviamente, é que nos mantenhamos concentrados e atentos a maior parte do tempo de estudo.

Conforme definido pelos especialistas Élson Teixeira e Andrea Machado em 1999, “atenção é estar com os sentidos voltados para o foco de uma questão, enquanto concentração é se envolver no foco da questão”.

Por exemplo, você pode estar lendo esse texto totalmente concentrado no seu conteúdo, mas não ter reparado em algum erro de digitação. Nesse caso, você está concentrado, mas não está atento.

Agora imagine-se dirigindo de volta para casa depois do trabalho, por um caminho que está acostumado a fazer todos os dias. Muito provavelmente está prestando atenção no trânsito, mas desconcentrado, pensando em sua vida. Percebeu a diferença?

Como se concentrar nos estudos para concurso

Muita gente acha que as pessoas nascem com maior concentração ou não. Na verdade, a concentração pode ser exercitada e, consequentemente, melhorada.

Vamos apresentar aqui um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar, que pode ajudar você a driblar a falta de concentração para estudar:

Métodos de concentração na prática

1. Contagem regressiva focada

Pegue um relógio analógico, espere o ponteiro dos segundos passar pela posição das 12 horas e acompanhe mentalmente os segundos.

Assim que qualquer outro pensamento que não seja a contagem vier à sua mente, pare, espere que passe novamente pelo 12 e recomece. É absolutamente normal não passar de pouquíssimos segundos.

Esse exercício, apesar de simples, é extremamente difícil. Não adianta se iludir: se pensar em algo diferente da contagem, pare-a, respire fundo e recomece do zero.

2. NO social media

Além do exercício proposto, que serve para “treinar” o seu cérebro e aumentar sua concentração, outra forma de aprender como se concentrar nos estudos para concurso é evitar ver notícias na TV/Internet, Facebook e Whatsapp.

Pode ser que uma notícia ou mensagem que você acabou de ler atrapalhe a sua concentração na hora do estudo.

Com as dicas de como se concentrar nos estudos para concurso, vamos começar?! Como tudo nessa área, é necessário muito esforço e foco.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

3. Tempo para preocupações e para pensar

Outra maneira de como se concentrar nos estudos para concurso é reservar um horário específico todos os dias para pensar sobre as coisas que continuam entrando em sua mente e interferindo em sua concentração.

Por exemplo, defina das 16h30 às 17h como seu momento para preocupações/pensar em coisas além do estudo.

Quando sua mente paralisar com preocupações durante o dia, lembre-se de que você tem um tempo especial para pensar nelas. Então, deixe o pensamento voltar para o presente e retorne seu foco para suas atividades de estudo.

Há pesquisas sobre isso, acredite ou não! As pessoas que usam o tempo de preocupação se veem preocupadas 35% menos do tempo dentro de quatro semanas. Essa é uma grande mudança!

Os passos principais são:

  • Defina um horário específico todos os dias para o seu tempo off.
  • Quando você tiver um pensamento perturbador, lembre-se de que você tem um tempo especial para pensar sobre eles.
  • Deixe o pensamento ir, e foque no “aqui e agora”.
  • Certifique-se de manter esse compromisso com você, para progressivamente ir se livrando das distrações e conseguir estudar por mais tempo.

Confira o vídeo que gravei esta semana com dicas para combater o desânimo e manter a concentração:

Gostou das dicas de como se concentrar nos estudos para concurso? Você estudou quantas horas hoje?

As horas do seu dia são valiosas. Você poderia estar com sua família, em um happy hour com os amigos ou simplesmente fazendo o que você mais gosta.

Mas você fez uma escolha e está disposto a passar em um concurso público. Parabéns, eu admiro sua garra e determinação, afinal, eu já passei por isso. Já abdiquei de meses e anos da minha vida para passar no tão sonhado concurso e sei como é difícil.

Mas consegui, e passei, no primeiro, no segundo… já foram 5 aprovações!

Se você tem problemas com concentração nos estudos, deixo aqui uma última dica importante: saiba que você não precisa, e não deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Ver todos os artigos de Alexandre Meirelles.