Blog
Como começar a estudar para concursos públicos Dicas de especialista Capa

Como começar a estudar para concurso público? Dicas imperdíveis

Muitos concurseiros ficam perdidos sobre como começar a estudar para concurso público

É comum vê-los se questionar sobre como se organizar e por onde começar a estudar a média de 20 matérias que geralmente são cobradas nos processos seletivos. A dúvida, no fim das contas, é extremamente natural. 

Afinal, um plano de estudo para concurso adequado deve ser muito bem pensado antes de colocado em prática. Pois uma jornada tão longa e com um volume tão grande de conteúdo deve ser acompanhada por disciplina por parte do estudante, mas também com um pouco de orientação para ele sempre fazer as melhores escolhas.

Portanto, se você também tem dúvidas de como começar a estudar para concurso público e quais disciplinas deve priorizar, nós vamos te ajudar nesse processo! Vem com a gente!

Como começar a estudar para concurso público?

A primeira coisa que o concurseiro deve fazer é descobrir quais são as matérias principais do processo em que ele quer ser aprovado.

É importante assinalar previamente essas disciplinas, pois elas sempre estão presentes na prova não só do concurso que você mais deseja, mas também de todos os outros processos seletivos de áreas afins.

Além disso, elas valem mais pontos e são mais complicadas. Portanto, elas devem ser devidamente priorizadas sempre.

Entretanto, existem outros conselhos fundamentais para ajudar você a  iniciar o estudo para concursos e definir qual disciplina estudar. Dentre as opções, destaco:

  • Uma disciplina por vez, esgotando todo o conteúdo de uma para passar para a próxima;
  • estudar conforme a ordem das aulas dadas no cursinho;
  • seguir um calendário semanal de estudos, previamente planejado;
  • estudar as disciplinas ciclicamente, em uma ordem pré-definida.

A maioria dessas metodologias, apesar de serem recomendadas por diversos estudantes aprovados, não levam a um potencial máximo de aprendizado e produtividade. 

Isso depende exclusivamente de como elas são implementadas no seu dia a dia.

Adeque o plano de estudo à sua rotina

As dicas acima citadas são apenas ótimos pontos de partida que devem ser inseridos na sua rotina. Dessa forma, essas metodologias devem ser flexíveis até o ponto de se encaixarem bem em sua personalidade e desafios cotidianos.

Por exemplo, é preciso levar em conta uma série de fatores, como: se você trabalha, faz faculdade, tem filhos, tem maior ou menor facilidade de concentração, entre outros.

Outro ponto importante a ser destacado é a sobrecarga provocada no cérebro. Após algumas horas estudando apenas uma disciplina, a mente fica completamente saturada, diminuindo drasticamente o seu grau de aprendizado. 

Dessa forma, a organização se mostra importante justamente para que o estudante saiba separar o tempo de aprendizado das pausas para o lazer e outros períodos de qualidade. 

No fim das contas, esse tempo livre de repouso é fundamental para o aprimoramento do seu rendimento. Afinal, descanso e saúde mental são fundamentais.

Portanto, avalie todas essas variáveis na hora de elaborar seu plano de estudos e buscar o melhor horário para estudar. De resto, com disciplina e foco, você conseguirá dar conta de dar o passo inicial para uma jornada vitoriosa em busca da aprovação.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Qual o método de estudo mais recomendado?

O ciclo de estudo é um dos métodos mais recomendados e com evidência de eficiência disponíveis. 

Com essa estratégia, será possível estudar várias disciplinas por dia, evitando saturar o cérebro com temas repetitivos ou o esquecimento de pontos importantes de outra matéria. Além disso, o método é propício para elaborar um sistema de revisão organizado para que os conteúdos não sejam esquecidos.

  • Entenda melhor como funciona o ciclo de estudo por esse vídeo preparado pela Estudaqui:

Outra possibilidade muito popular é o método pomodoro. Segundo a prática, você trabalha com períodos curtos (sprints) de estudo, nos quais você deve deixar distrações de lado e focar exclusivamente no conteúdo.

método Pomodoro de estudo - ciclo quantas horas estudar por dia como começar a estudar para concurso

Depois, chega o momento de relaxar um pouco. Consequentemente, isso garante que você seja sempre produtivo, bem como as pausas regulares reforçam a motivação e mantêm a criatividade.

Como começar a estudar para concurso: preciso me matricular no cursinho?

Fazer cursos preparatórios não é algo necessariamente “obrigatório”, mas pode, sim, ser interessante.

Afinal, foi estatisticamente comprovado que menos de 10% dos inscritos em concursos fizeram cursinhos preparatórios. Contudo 90% dos aprovados vieram desses 10%.

Fazer um curso te ajuda a inseri-lo no mundo dos concursos e a te deixar imerso em uma cultura de conhecimento que te incentive melhore sua performance. Conviver com pessoas na mesma situação facilita a troca de experiências, dicas, materiais de estudo etc.

Quer saber quais são as melhores opções do mercado? Leia o artigo Melhores cursos para concursos: saiba como se preparar”.

Além disso, o convívio com outros concurseiros também pode ajudar bastante no lado psicológico. Entretanto, você também pode estudar em casa. Para isso, é preciso:

  • criar uma rotina de estudos;
  • ter disciplina e organização;
  • investir em alguma ajuda da tecnologia, usando, por exemplo, alguns aplicativos de estudos.

Ainda existem concurseiros que estudam para concursos como se estivessem na faculdade ou na escola. 

É preciso entender que, durante a preparação, quase sempre você vai estudar sem nem ter ideia de quando sairá um edital ou quanto tempo levará para passar em um concurso público.

Como dito acima, existem várias formas de como começar a estudar para as provas: no cursinho, em casa, por meio do ciclo de estudo e mais. A tecnologia, inclusive, pode ser um suporte e tanto.

Qual aplicativo pode me ensinar como começar a estudar para concurso?

Se você deseja realmente conhecer o caminho das pedras de por onde começar a estudar para concursos e elaborar o plano de estudo perfeito, vou deixar uma dica bônus.

Você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastro, escolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Portanto, nada como ter uma ferramenta digital capaz de organizar visualmente suas demandas de estudo e consolidar o aprendizado, além de te oferecer os melhores métodos para manter sua concentração e aumentar sua produtividade.

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Aprendeu como começar a estudar para concurso da melhor forma possível? Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves