Como começar a estudar para concursos públicos Dicas de especialista Capa

Como começar a estudar para concursos públicos? Dicas de especialista

Muitos concurseiros ficam perdidos sobre como começar a estudar para concursos públicos. Eles sempre me questionam como estudar umas 20 matérias que caem na prova de um determinado concurso. Se você também tem dúvidas de como e por quantas disciplinas começar a estudar, espero te ajudar!

A primeira coisa que o concurseiro deve fazer, antes de criar um roteiro de como começar a estudar para concursos públicos, é descobrir quais são as matérias básicas do concurso público que ele quer ser aprovado.

As disciplinas básicas geralmente caem em todos os concursos daquela área, valem mais pontos e são mais complicadas. É por isso que elas são a resposta de por onde começar a estudar para concursos.

Como começar a estudar para concursos públicos?

Existem diversas formas de como iniciar o estudo para concursos e definir qual disciplina estudar quando está se preparando para uma prova. Dentre as opções, destaco:

  • Uma disciplina por vez, esgotando todo o conteúdo de uma para passar para a próxima;
  • Uma disciplina por dia;
  • Estudar conforme a ordem das aulas dadas no cursinho;
  • Seguir um calendário semanal de estudos, previamente planejado, geralmente aos domingos;
  • Estudar as disciplinas ciclicamente, em uma ordem predefinida.

A maioria dessas metodologias, apesar de serem recomendadas por diversos aprovados, não levam a um potencial máximo de aprendizado e produtividade.

Durante a preparação para um concurso público, o concurseiro poderá esquecer o conteúdo de alguma disciplina ao ficar muito tempo sem estudá-la.

Outro ponto importante a ser destacado é a sobrecarga provocada no cérebro.

Após algumas horas estudando apenas uma disciplina, a mente fica completamente saturada. Diminuindo drasticamente o seu grau de aprendizado.

Cair em qualquer uma dessas falhas é como cometer um crime inafiançável contra suas pretensões de ser aprovado no concurso público.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Mas, Meirelles, o que você recomenda?

Recomendo fortemente fazer um ciclo de estudos. Com essa estratégia, será possível estudar várias disciplinas por dia. Evitando saturar o cérebro com uma disciplina ou o esquecimento de pontos importantes de outra matéria.

Caso você queira aprender a montar um ciclo de estudos, você pode consultar em outros artigos que escrevi, como:

No vídeo desta semana, eu explico como começar a estudar para concursos públicos, por quantas disciplinas você deve iniciar o estudo e como colocá-las no ciclo de estudos. Confira!

 


Livre para compartilhamento, desde que mencione este artigo com o respectivo link. Caso não esteja conseguindo visualizar o vídeo, clique aqui


Meirelles, e um cursinho preparatório? É necessário fazer?

Eu não acredito que fazer cursos preparatórios seja algo “obrigatório”. Mas, é interessante.

Estatisticamente foi comprovado que menos de 10% dos inscritos em concursos fizeram cursinhos preparatórios. Contudo 90% dos aprovados vieram desses 10%.

Fazer um curso te ajuda a inseri-lo no mundo dos concursos. Conviver com pessoas na mesma situação facilita a troca de experiências, dicas, materiais de estudo etc.

Quer saber quais são as melhores opções do mercado? Leia o artigo Melhores cursos para concursos: saiba como se preparar”.

O convívio com outros concurseiros também pode ajudar bastante no lado psicológico. Entretanto, você também pode estudar em casa. Para isso, é preciso:

Ainda existem concurseiros que estudam para concursos como se estivessem na faculdade ou na escola. É preciso entender que, durante a preparação para um concurso público, quase sempre você vai estudar sem nem ter ideia de quando sairá um edital ou quanto tempo levará para passar em um concurso público.

Como dito acima, existem várias formas de como começar a estudar para concursos públicos, no cursinho, em casa, por meio do ciclo de estudo e mais.

Entretanto, se você deseja realmente conhecer o caminho das pedras de por onde começar a estudar para concursos e como estudar, vou deixar uma dica bônus.

Você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.