Coaching para concursos vale a pena

Coaching para concursos, vale a pena? Prós e contras

Estudar para concursos pode se tornar uma rotina extremamente cansativa e desmotivadora, não é mesmo?

Neste cenário qualquer ajuda é bem-vinda.

É por isso que muita gente anda se perguntando se coaching para concursos, vale a pena.

Quando você se dedica exclusivamente ao concurso, a rotina maçante pode ser ainda mais perturbadora, pois, além do cansaço provocado por horas em frente a livros, cadernos e pesquisas na internet, existe a pressão externa e interna de “não estar fazendo nada além de estudar”. Como se o “estudo” fosse menor que o “trabalho tradicional”.  Tem sempre aquela tia desinformada que pergunta se você está “SÓ” estudando.

Por outro lado, quem se dedica apenas parcialmente às provas, pode sentir-se ainda mais cansado, pois, a rotina de estudos se junta à do trabalho ou da faculdade.

Além disso, a sensação de estar sempre atrás de quem tem o dia todo para se dedicar ao concurso é constante e perturbadora.

Enfim, não importa o quão disciplinado e motivado você é. Com o passar do tempo, os fatores citados acima podem deixar sua rotina estressante o suficiente, a ponto de tornar suas horas de estudo improdutivas.

Também é comum que você tenha problemas de concentração e comece a não cumprir seu ciclo de estudos ou cronograma.

Por essas razões, a figura do coach começou a surgir dentro do universo dos concurseiros.

A ideia central desse profissional é realizar um trabalho individual de orientação e motivação para o estudante que se prepara para as provas dos concursos.

Entretanto, será que o coaching para concursos vale a pena?

A seguir, separamos alguns prós e contras da modalidade.

Também indicamos alguns perfis de alunos que podem aproveitar melhor o trabalho realizado por esse profissional. E por fim, indicamos duas alternativas à contratação do coach.

Prós: porque investir em coaching para concursos vale a pena?  

1. Orientação especializada sobre o que estudar

Em geral, os sites que reúnem profissionais de coaching para concursos os separam por tipo de prova ou por concurso a ser prestado.

Dessa forma o estudante, ao optar por contratar um coaching, será orientado por um profissional especializado no concurso que deseja prestar, por exemplo, Receita Federal, no TCU, entre outros.

Esses profissionais, sendo especialistas nos concursos, sabem orientar o concurseiro sobre quais matérias exigem mais atenção, sobre características especiais da prova, e mais.

E claro, um bom coach para concurso normalmente já foi aprovado no concurso para o qual ele está se dispondo a atuar como coach.

2. Criação de um plano de estudo

Um coach de concursos também deve construir, junto com o estudante, um plano de estudos personalizado que considere:

  • as dificuldades e facilidades pessoais do concurseiro;
  • as disciplinas com maior peso na prova (ou nas provas, caso o tentante deseje prestar mais de um concurso);
  • os horários possíveis de estudo (principalmente caso o aluno não tenha dedicação exclusiva) e demais particularidades.

3. Acompanhamento do cumprimento de suas metas

O coaching para concursos vale a pena quando, além da organização e orientação inicial, também realiza o acompanhamento do cumprimento do plano de estudo estabelecido.  

Não importa qual método de organização foi escolhido – tradicional ou ciclo de estudos -, o coach precisa dedicar tempo acompanhando o cumprimento do plano estabelecido.

Esse passo é importante, pois a necessidade de “prestação de contas” é um estímulo para o concurseiro cumprir seu planejamento.

4. Motivação nas horas difíceis

Se manter motivado é uma das coisas mais importantes e mais difíceis para quem deseja passar em um concurso.

Por isso qualquer ajuda em relação a esse tópico é bem-vinda.

O coach – assim como um treinador de futebol que precisa motivar um jogador que não está em um bom dia – precisa relembrar ao concurseiro as razões para tamanho esforço.

Bônus: Não menospreze a motivação, ela pode ser o diferencial entre um concurseiro aprovado e um reprovado.

Contras: porque investir em coaching para concursos pode não valer a pena?  

A seguir separamos 2 fatores que podem indicar que é melhor você não investir no coaching para concursos.

As razões para não optar por contratar um coach são substancialmente valiosas para a decisão se coaching para concursos vale a pena – ou não – para você.

1. Custo

O primeiro ponto contra é o custo. Como falamos anteriormente, muitas pessoas saem de seus trabalhos para se dedicarem exclusivamente ao concurso. Por isso, inserir mais um custo em sua vida financeira pode ser extremamente prejudicial para o estudante.

Os valores variam de profissional para profissional, mas não estamos falando de um investimento baixo, afinal, como um personal trainer, o coach dedica horas de seus dias exclusivamente a você: ou em reunião, ou em planejamento.

2. Baixo diferencial

Em alguns casos, o aluno já criou uma rotina que está dando certo e os frutos já estão sendo colhidos. Nessas situações o coaching para concursos pode não ser a melhor opção.

Se você estiver apenas desmotivado ou ansioso, procure fazer exercícios físicos e invista em algumas horas de descanso a mais durante algumas semanas.

O coaching para concursos vale a pena quando, além da motivação, o aluno não consegue organizar uma rotina de estudos e não tem disciplina para cumprir seus planos.

Aqui é preciso uma auto-avaliação sincera para saber o melhor caminho a tomar.

Alternativas ao Coaching para concursos  

Se você está na dúvida se um o coaching é a melhor solução pra você, seja pelo preço, seja pelo método utilizado, temos uma ótima notícia, existem duas outras ótimas opções no mercado, que podem inclusive ser muito melhores para você:

1. Mentoria para concursos

Poucos sabem, mas a mentoria para concursos tem uma abordagem bem diferente da do coaching para concursos.

O coaching foca em dar o passo a passo detalhado e o aluno deve seguí-lo à risca, sem questionar se aquele é o melhor método para ele ou não.

Já a mentoria foca no ensinamento das técnicas de estudo e no empoderamento do aluno, para que ele próprio vire seu mestre e tenha condições de decidir qual é o melhor caminho a ser seguido, levando em conta suas necessidades pessoais.

O mestre Alexandre Meirelles, no blog Método de Estudo, fez com grande maestria um artigo sobre as diferenças entre coaching e mentoria para concursos. A leitura é extremamente indicada.

2. Aplicativo Estudaqui

O EstudAqui é um aplicativo criado não só PARA os concurseiros, mas COM os concurseiros.

Os idealizadores da ferramenta são especialistas em estudo, com aprovações para Auditor Fiscal do MT, Auditor Fiscal do ES e Agente Fiscal de Rendas de SP, além de terem sido aprovados em alguns dos vestibulares mais difíceis do país, como Fuvest (USP), Ufscar e Unifei.

Além disso, o aplicativo foi construído com a ajuda e feedback de cerca de mil alunos da Liga da Aprovação, que serviram de usuários beta para que tudo fosse perfeitamente validado e aprovado por quem realmente entende do dia-a-dia de um concurseiro.

E para a cereja do bolo, MUITA TECNOLOGIA! O projeto foi validado em uma imersão de 5 meses no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, o berço da tecnologia mundial.

Como se já não bastasse, ainda por cima é muito barato.

Se você quer saber mais sobre isso, leia o artigo até o final e depois visite a nossa página.

Concluíndo

Como você pôde ver no decorrer do artigo, a definição se coaching para concursos vale a pena é bastante pessoal.

Você deve analisar os prós e contras apresentados e avaliar o que pesa mais na sua balança.

Em nossa opinião, o coaching para concursos vale a pena em situações em que o concurseiro demonstra muita dificuldade em:

  • definir o que deve estudar;
  • organizar um plano de estudos;
  • se comprometer para cumprir suas metas.  

Como grandes alternativas, existem a Mentoria para Concursos e também o aplicativo EstudAqui. Sendo este último uma maneira muito mais barata e com ótima eficiência para alcançar seu rendimento perfeito nos estudos para concursos.

Com o aplicativo EstudAqui, com apenas 1 clique de botão:

  • você escolhe a prova para a qual deseja estudar;
  • nós te mostramos todas as matérias que são pedidas no edital;
  • você indica seu nível de conhecimento e facilidade pessoal em cada matéria;
  • nossa tecnologia cria um ciclo de estudo personalizado e exclusivo para você, considerando não apenas suas dificuldades e facilidades pessoais, mas também o peso de cada matéria no edital, a quantidade de questões em cada prova, e muitos outros fatores que só nossa tecnologia é capaz de processar.

Você pode economizar ainda mais tempo e otimizar seus horários de estudo. Acesse nossa plataforma e conheça mais sobre o EstudAqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *