Ciclo de estudos pf

Ciclo de estudos PF: 6 etapas para sua preparação até a aprovação

A área policial é, sem dúvida, uma das mais disputadas entre os concurseiros. Com bons salários e uma carreira a ser construída, buscar um cargo dentro da Polícia Federal é o sonho de muita gente que se dedica aos concursos. Como você já sabe, para ser aprovado você precisa se preparar. É nesse ponto que nosso artigo poderá te ajudar. A seguir, indicamos o passo a passo para criar um ciclo de estudos para PF

Para prestar o concurso para a Polícia Federal você precisa atender a alguns poucos pré-requisitos como:

  • ter mais de 18 anos;
  • ter carteira de habilitação a partir da categoria B;
  • possuir ensino superior completo em qualquer curso. Exceto no caso de perito ou delegado, que exigem cursos de ensino superior específicos.

Existe também o cargo de Agente Administrativo, que só exige o ensino médio completo. 

Organizar uma rotina de estudos pode ser um desafio, principalmente para quem tem mais atividades a serem desenvolvidas ao longo do dia, como trabalhar, cuidar dos filhos ou ir à faculdade.

O ciclo de estudo é um método para organizar o seu tempo de estudo dedicado à preparação para concurso público. O objetivo do modelo é ser uma opção mais produtiva e motivadora do que o método tradicional em agenda. 

Com blocos de estudo, sem delimitação fixa de horário para estudar, você sente que aproveita melhor as horas e intervalos do dia para se preparar para a prova. Além disso, ao concluir um bloco e um ciclo, você sente que está avançando mais rapidamente em seus estudos. 

Por estar acostumado com o método agenda, você pode sentir que montar um ciclo é algo complicado demais. Não caia nessa! Montar um ciclo é simples e prático. Basta começar a fazer para notar isso. As etapas que você precisa seguir são:

  1. esqueça o método agenda;
  2. selecione as matérias da primeira fase do estudo;
  3. defina tamanho do ciclo;
  4. defina o tamanho e o número de blocos;
  5. reinicie o ciclo e atualize-o;
  6. use o aplicativo para montar o ciclo (dica final para deixar ainda mais fácil).

Agora é hora de explicar mais detalhadamente como montar o ciclo de estudos PF. 

Ciclo de Estudos PF: 6 etapas para criar e atualizar o seu

Como o próprio nome propõe, um ciclo de estudos começa e recomeça de maneira ininterrupta, até que você sinta que é hora de inserir novas matérias ou mudar o tempo dedicado a cada uma delas. 

Dessa forma, você vai montar um ciclo e repeti-lo por bastante tempo. 

1. Esqueça o método de agenda

Antes de qualquer coisa, você precisa tirar da sua cabeça a velha forma de organizar o seu tempo, com divisão de dia e hora para estudo. A verdade é que essa inflexibilidade não ajuda a ninguém. Todo mundo tem outros compromissos, que fatalmente desorganizarão a rotina milimetricamente planejada. 

Se você trabalha ou tem filhos, por exemplo, é inevitável que precise fazer horas extras alguns dias ou levar a criança ao médico. Com o método agenda, se o seu planejamento previa 2 horas de estudo de Direito Constitucional na quinta-feira à tarde, e você não consegue estudar neste período, você pode só rever aquela matéria na semana seguinte, ou, ter que reorganizar todo o seu planejamento, gastando um tempo que você não tem. 

Com o ciclo, suas matérias possuem ordem, mas não dia nem hora, definidos, assim, se você normalmente se planeja para estudar quinta-feira à tarde e não consegue, você pode seguir com o seu ciclo na parte da noite, sem com isso ter que mudar nada em seus planos. 

 Além disso, quando você usa o método agenda, cria a falsa ilusão de que para o tempo de estudo valer ele deve ser longo. Com o ciclo você pode aproveitar aquela uma horinha de almoço que você tem, ou então o trajeto para o trabalho. 

Você pode começar um bloco de 2h30 de estudo, completar 30 minutos, parar e depois acabar as duas horas que ficaram para trás. 

Ciclo de estudos pf

Fonte: Método de Estudo

Resumindo, abrace o ciclo de estudos da PF, para ser mais produtivo e motivado em sua preparação.  

2. Selecione as matérias da primeira fase do estudo

Se você nunca viu um ciclo de estudos pode estar sendo difícil visualizar como ele é. A partir desse ponto é importante que você compreenda como ele é visualmente. Isso te ajudará a entender a sua construção. 

Abaixo, um exemplo de um ciclo de estudos para PF com algumas das disciplinas principais:

Ciclo de estudos pf

Você também pode organizá-lo em uma tabela, como no modelo abaixo.Vale ressaltar que a tabela abaixo é de um ciclo de estudo de um outro concurso público, e não da PF. Mas temos uma ótima notícia, veja o parágrafo abaixo.

O aplicativo de estudo da Estudaqui já tem a prova da Polícia Federal cadastrada. Isso quer dizer que foi feito um levantamento minucioso e foram estudadas as estatísticas das provas passadas da Polícia Federal para que nossa tecnologia monte pra você um plano (ciclo) de estudo perfeito automaticamente. E o melhor, considerando as suas facilidades PESSOAIS em cada disciplina. Saiba mais sobre o estudaqui no final do artigo. Por enquanto continue lendo.

Ciclo de estudos pf

 É importante que você consiga definir quais matérias precisam ser priorizadas em um primeiro momento.

O primeiro passo aqui é se concentrar em identificar se uma determinada matéria deve ser estudada antes de outra para facilitar a compreensão do conteúdo geral. Por exemplo, é interessante que você domine Direito Penal para posteriormente se dedicar a Direito Processual Penal.

Em um ciclo de estudos da PF é importante também que você priorize, logo no início da preparação, as disciplinas com as quais você tem mais dificuldade. 

Por fim, priorize conteúdos mais volumosos e com maior peso. Eles devem estar logo no primeiro ciclo e precisam de mais blocos e blocos mais extensos. 

3. Defina tamanho do ciclo

No exemplo de ciclo de estudo da PF apresentado acima, você tem 20 horas de estudo, divididas em diversos blocos. Você também vai precisar definir o tamanho do seu ciclo. Ele pode ser de 20 horas, como apresentado, de 24 horas, de 18 horas, enfim, é você quem definirá. 

Muita gente imagina que um ciclo de 24 horas está propondo que você estude 24 horas por semana, mas não é bem assim

Crie o seu ciclo e comece a completar bloco por bloco. Marque quantas horas você gastou para completar um ciclo. Ao reinicia-lo, faça a mesma coisa novamente. 

Você vai começar a perceber, ciclo a ciclo, se está demorando mais ou menos tempo para concluir seu trabalho. Assim observará se está aumentando seu rendimento ou se sua produtividade está caindo. O objetivo é sempre completar um ciclo em menor tempo que o anterior. 

De maneira geral, imagine que você queira dividir seu ciclo em 20 horas e definiu que começará estudando 5 matérias do edital. Você precisará dividir essas matérias nesse período. 

No vídeo abaixo, Alexandre Meireles, criador do método de Ciclo de Estudos, fala mais sobre o tempo de um ciclo. Com dicas valiosas, o conteúdo vale a pena ser visto. 

4. Defina o tamanho e o número de blocos

Estamos chegando no final da construção do ciclo de estudos da PF. Com a definição do tamanho do ciclo em horas e as matérias que serão estudadas no momento, agora você precisa definir quantos blocos e qual o tamanho de cada bloco para cada conteúdo. 

A indicação é que você monte um ciclo com blocos que variem de 1 hora a 2h30min. 

Dentro disso, você pode repetir matérias, incluindo no ciclo mais de um bloco da mesma disciplina. 

Busque alternar matérias de conteúdo teórico, como Direito Constitucional, com disciplinas de raciocínio lógico e informática

Uma dica: as matérias que você tem mais dificuldade devem ser distribuídas em blocos de estudo maiores e em maior número de blocos. 

5. Reinicie o ciclo e atualize-o

Ciclo pronto, é hora de começar a estudar. Como abordamos acima, não se prenda a concluir um bloco inteiro de uma vez. Se você tiver um bloco de 2 horas pela frente, mas só consegue estudar 30 minutos, não deixe esse tempo passar. Dedique-se nesses 30 minutos e quando voltar a estudar, complete a hora e meia que ficou faltando. 

Ao completar todos os blocos, você terá terminado um ciclo, então é hora de recomeçá-lo! 

Você não deve trocar seu ciclo com frequência. Vá sentindo como você está avançando nas matérias e tente alterar o ciclo apenas quando:

  • concluir um conteúdo e só precisar revisá-lo;
  • uma matéria que era complicada para você já está dominada;
  • precisar inserir mais conteúdos. 

Uma dica é importante: não exclua conteúdos do seu ciclo, apenas diminua o tamanho dos seus blocos, afinal, você precisa manter a revisão desse material. Mais de 7 dias sem ver um conteúdo, vai prejudicar sua memorização do mesmo até a prova.

Leia mais em: 15 técnicas fáceis de como memorizar o estudo para concurso 

6. Use o aplicativo Estudaqui

Agora que você aprendeu como fazer um ciclo de estudos manualmente, o que acha de ter acesso a um aplicativo que faça todas essas etapas para você? 

Esse app existe e atende pelo nome de EstudAqui. Com ele você só precisa:

  • fazer um cadastro;
  • escolher o concurso que deseja prestar;
  • definir suas dificuldades

Em poucos segundos o aplicativo para organizar o estudo monta seu ciclo de estudos para a PF, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! 

Além de montar seu ciclo e organizar o tempo de estudo, o app também permite: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • apresenta relatórios de conclusão de blocos e avanços de conteúdo;
  • monta um histórico de tudo o que foi estudado;
  • indica ações para melhoria de desempenho. 

Acesse nosso site e conheça mais sobre o Estudaqui. Você pode economizar muito tempo e otimizar seus horários de estudo.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves