Posso abandonar uma disciplina de Concurso Público Capa

Posso abandonar uma disciplina de Concurso Público?

É muito comum os concursandos e concursandas ficarem em dúvida se podem abandonar uma disciplina de concurso público depois de estudar todo o conteúdo que cairá na prova. Principalmente quando há muitas matérias para estudar. Se você também tem essa dúvida, espero te ajudar!

O estudo das diferentes disciplinas de uma prova de Concurso Público passa por diferentes fases quanto ao aprendizado. Há aquelas que demandam maior aprofundamento e dedicação. Outras, nem tanto.

 


Fases de estudo de uma disciplina de Concurso Público

A primeira fase no estudo de uma disciplina é a do estudo básico, que é mais conceitual. É aqui que começamos a aprender a disciplina e criaremos o alicerce para que possamos fazer as questões de prova depois.

A segunda é a do estudo intermediário ou do aprofundamento. Nessa fase, devemos fazer diversos exercícios, se possível estudando as explicações das resoluções das questões. É aqui que vamos aprender a pensar como a banca organizadora do concurso.

A terceira e última fase é a do estudo avançado ou do automatismo. Nela, aprendemos a fazer cada vez mais questões e mais rapidamente

Durante a preparação para Concurso Público, você vai estudar sem saber quando sairá um edital. Por isso, é muito importante fazer um ciclo de estudos avançando em cada uma das fases sempre que possível.

Como o conteúdo de muitos concursos é imenso, não dará tempo para que atinja a terceira fase em diversas disciplinas. Então se preocupe em atingi-la nas disciplinas básicas e/ou nas que costumam eliminar mais.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

 


Terminar de estudar não é sinônimo de tirar uma disciplina do Ciclo de Estudos

O ciclo de estudos é uma estratégia que se adaptará à rotina de cada pessoa. Ele é composto por disciplinas que deverão ser estudadas na ordem em que aparecem nele. Independente do dia e da hora em que está estudando, dando continuidade de onde parou no estudo anterior. Caso você queira aprender a montar um ciclo de estudos, consulte os outros artigos do Método de Estudo aqui: ciclo de estudo: conceito e ciclo de estudos: prática.

Sempre que necessário, refaça o seu ciclo de estudos. Enquanto não tiver todas as disciplinas do concurso, vá aos poucos as incorporando. Evite abandonar qualquer disciplina, por mais que já esteja bem nela.

Conforme for pegando mais base na disciplina, diminua o seu tempo de estudo. Por exemplo, se você dedicava 2h30 do seu ciclo de estudos para estudar Português, pode diminuir para 2h ou 1h. Isso quem vai decidir é você!

Deixe ao menos 30 minutos dentro do seu ciclo para revisar as disciplinas que já tenha esgotado todo o conteúdo. Leia os seus resumos, faça alguma prova da disciplina ou relembre as fórmulas. Mais uma vez, concursandos e concursandas, nunca abandone uma disciplina, mesmo depois de esgotar todo o conteúdo cobrado no Concurso Público.

 


Por que não devo abandonar uma disciplina de concurso depois de estudar todo o conteúdo?

Abandonar uma disciplina depois que terminar de estudar todo o conteúdo é sabotar as suas pretensões de ser aprovado no Concurso Público. Uma vez que você irá esquecê-la em poucas semanas ou meses.

Manter o estudo na memória é mais importante do que só se preocupar em esgotar todos os tópicos do programa. Por isso, opte por estratégias que te garantam um potencial máximo de aprendizado

Agora que você já sabe quando poderá abandonar uma disciplina de Concurso Público, saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.