Revisão para concurso posso fazer só exercícios Capa

Revisão do Estudo: posso fazer só exercícios?

Temos certeza absoluta de que um dos fatores que mais diferenciam os candidatos é a capacidade de resolver exercícios correta e rapidamente. Muitos saberão razoavelmente o conteúdo das disciplinas no dia da prova, mas marcar o maior número de respostas corretas nas questões da sua prova é o que fará a diferença. Para isso, resolver exercícios em grande quantidade é essencial.
Se sair bem não depende só do conhecimento, porque há centenas de candidatos que sabem muito a matéria e não passam. São craques na teoria mas não sabem passar esse conhecimento todo para a prova. Então como fazer a sua revisão do estudo? Foco totalmente nos exercícios ou tenho que voltar na teoria? Posso usar provas passadas e simulados para revisar o material e me testar ao mesmo tempo?

Revisando o estudo apenas com exercícios

A resposta da pergunta acima é: depende. Vamos explicar melhor: foi cientificamente comprovado que, se logo após o estudo da teoria não houver nenhum tipo de fixação, haverá esquecimento de 70% do que estudou. Mas se fizer, haverá 70% de retenção da informação. Sabendo desse estudo, qual a conclusão a que chegamos? Que precisamos fazer exercícios imediatamente após estudarmos a teoria de um assunto, sempre que possível. Na maioria dos livros teóricos há uma bateria de exercícios para fazer no final de cada capítulo. Se for este o caso, mande bala neles. Em matérias de exatas, faça um guia com suas fórmulas e comece a resolver exercícios. Nesse ponto não tem muito mistério, pois não existe muita teoria para trabalhar. Já falamos um pouco sobre que tipos de exercícios você deve fazer.

A importância da teoria: às vezes só fazer questões da prova não basta

Como falamos antes, sem fazer revisões a maioria do que você estuda se perde com o tempo. Você tem que acreditar que as revisões são necessárias para a fixação do assunto e que devem ser feitas logo, não podendo adiar muito. Se você demorar, o tempo gasto com elas será maior, devido ao maior esquecimento do estudado. Em matérias teóricas, não tem como fugir, você precisa fazer um resumo dos principais pontos e revisá-los. Mas fique atento: a revisão massiva do conteúdo não produz melhor memorização do que a leitura feita de forma correta. Procure fazê-las no dia seguinte ao estudado, sem deixar parta o outro dia. Sugerimos uma média de 10 minutos de revisão para cada hora estudada no dia anterior.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

Provas passadas e simulados como métodos de revisão

Você pode pegar um simulado para a sua prova ou uma prova passada e resolver para treinar. Eles são excelentes fontes de estudo e revisão pois você acaba treinando diversos pontos de uma disciplina ao mesmo tempo, o que não ocorre ao resolver as questões de um livro/PDF ao final do capítulo. Outra coisa importante: é para fazer todos os exercícios de um determinado capítulo do meu material de uma vez? Eu aconselho que não. Creio que a melhor alternativa é fazer alguns deles imediatamente após o estudo teórico, o suficiente para ajudar na memorização do que estudou e para testar se realmente entendeu aquele conteúdo. Mas procure deixar a maioria para outro dia de estudo daquela disciplina. Chamamos isso de parcelamento de exercícios. Voltaremos a abordar o assunto em outros posts!

Agora que você já sabe se deve fazer a revisão do estudo com exercícios, saiba que você não precisa tentar planejar nem acompanhar o seu estudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.