Quantas horas estudar por dia para concurso Capa

Quantas horas estudar por dia para ser aprovado?

Hoje abordaremos um tema muito popular ao se preparar: quantas horas estudar por dia para uma prova difícil (como um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica etc).  Muitos estudantes possuem essa importante dúvida, como se houvesse uma receita pronta para a aprovação. É comum pensar assim, principalmente no começo, quando o candidato ainda está perdido ou quando ele se sente ansioso, o que faz ele estudar com uma carga horária errada ou mal planejada. Mas é uma pergunta com tantas variáveis que dizer “estude 12 horas por dia” é muito simplista e não vai levá-lo ao seu tempo de estudo ideal. Vou explicar porquê.

O tempo de estudo ideal para você

Embora a quantidade de horas diárias de estudo seja um fator importante nessa jornada, só encher seu dia até além do limite com horas de estudo não vai garantir sua aprovação. Digamos que você passe dez horas diárias em um curso preparatório. Você tem a aula presencial (das 8 às 12h) e à tarde continuava estudando até as 18h.  Teoricamente, você estuda dez horas por dia. Mas durante essas dez horas estavam inseridas as pausas para cafezinho, mexer no celular, uma batida de papo aqui e ali… Ao chegar a sua casa, você ainda faz suas refeições, toma banho, lida com problemas domésticos.  No fim das contas, essas 10 horas se convertiam em, no máximo, umas cinco de estudo efetivo.

Mais importante que a quantidade de horas é a qualidade do estudo.

Não podemos estabelecer uma quantidade “x” de horas diárias de estudo sem levar em conta cada pessoa. Uns trabalham outros não; uns frequentam academia, praticam algum esporte etc. Outro fator importantíssimo: família. Você não vai deixar de lado sua mãe ou pai para estudar para uma prova difícil, seja ela um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica, ou qualquer outra. Essas circunstâncias, por si só, interferem diretamente na quantidade de horas que poderão ser destinadas aos estudos. Cada atividade consome uma parcela de nosso limitado dia.

Embora seja verdade que ao estudar será necessário abrir mão de algumas coisas, não há como você se abdicar do resto da sua vida.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

O quanto você já sabe daquilo que deveria estudar

Ainda falando de particularidades, é fundamental destacar que há pessoas que possuem mais facilidade para alguns conteúdos. Isso poderá interferir na quantidade de horas também. Cada um precisa levar em conta as suas necessidades e ajustar seu tempo de estudo de acordo com as disciplinas mais difíceis, com mais tempos para ela. O que você já tem uma boa base ou já terminou de estudar, faça as revisões e use o tempo para estudar as matérias mais “cabeludas”.

Outro fator decisivo é se você trabalha. A grande maioria das pessoas estuda e trabalha ao mesmo tempo, e isso limita bastante o quanto você tem de tempo livre.

Estudar com qualidade é sempre superior a tempo mal usado

O descanso é fundamental para a aprovação. Estudar esgotado faz seu rendimento cair muito, e no final você não estará preparado. Se você pode destinar apenas três horas diárias para o estudo, faça com que essas três horas tenham o melhor rendimento possível. Saiba estudar. Caso você possa estudar quatro horas, com qualidade, estude. Se você tem dez horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com seis ou mais horas de estudo, respeite isso, pelo menos até um dia conseguir alcançar mais horas. Não adianta estudar só trinta minutos por dia com qualidade, nem dez horas ruins.

Tornamos a dizer, qualidade de estudo é essencial. Aprenda a fazer seu ciclo de estudos aqui, e e não seja mais um candidato que sabe o conteúdo mas não consegue a aprovação.

Agora que você já sabe quantas horas estudar por dia, saiba que você não precisa tentar planejar nem acompanhar o seu estudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.