HBC – O que é e Pra que serve - Como contabilizar o tempo de estudo

HBC – O que é? Pra que serve? Como contabilizar o tempo de estudo?

Conheça o significado e a importância da HBC. Entenda o que conta ou não nestas horas de estudo fundamentais na preparação para uma prova difícil, seja um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica etc.


O que é HBC? Recebemos muitas perguntas de concurseiros sobre o que pode ser contabilizado como HBC ou não.

O que é HBC

HBC é a abreviação da famosa expressão “horas-bunda-cadeira”, ou seja, é o tempo em que você realmente está estudando de forma ativa e produtiva. Essa rotina de estudos é algo essencial para a aprovação, tanto na área fiscal como em qualquer outra área para a qual você estude.

Para  que serve a HBC

É muito importante sabermos mensurar o nosso tempo de estudo na preparação para uma prova concorrida, principalmente se você estuda para seja um concurso público, um vestibular, o Enem, OAB, carreiras militares, residência médica, ou outro tipo de prova que também tenha uma concorrência acirrada.

Há um mínimo de tempo que responde a dúvida sobre quantas horas estudar por dia. Você precisa atingir esse tempo  necessário debruçado sobre livros e exercícios para que esteja preparado para o momento da prova.

A marcação correta da HBC é fundamental também para que você tenha um bom rendimento no seu ciclo de estudo.

Se você ainda não conhece o ciclo de estudo, não deixe de ler nosso guia completo sobre ele nos dois artigos abaixo:

CICLO DE ESTUDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS | PARTE 1: CONCEITO

CICLO DE ESTUDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS | PARTE 2: PRÁTICA

O ciclo de estudo é uma ferramenta valiosa na sua preparação para ser aprovado em um concurso, ou em qualquer outra prova concorrida. De maneira similar, a gestão do tempo é um ponto chave para esse caminho.

Para te ajudar a gerir melhor seu tempo, indicamos o aplicativo Estudaqui, no qual você encontra  essa e outras funcionalidades que te auxiliarão nesse sentido. Trataremos das suas principais funcionalidades ainda neste artigo.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Como marcar as horas de estudo corretamente?

Essa é uma pergunta que Mentor Alexandre Meireles  explica, em detalhes, no vídeo abaixo. Portanto, assista ao vídeo para tirar essa dúvida.

O vídeo também possui exemplos e outras explicações mais detalhadas sobre o que é  HBC, portanto, mesmo que você já conheça o assunto, sugerimos que que veja o vídeo de qualquer forma, para conhecer melhor  sobre essa marcação que é fundamental na preparação para os concursos públicos, seja no período pré-edital ou após seu lançamento.

Abaixo, segue o infográfico que preparamos sobre a forma de contabilizar a HBC:

HBC – O que é e Pra que serve - Como contabilizar o tempo de estudo - Infográfico

Livre para compartilhamento, desde que mencione este artigo com o respectivo link.


Entendeu o que é HBC? Então melhore a eficiência dele!

Agora que você já sabe o que é HBC, pode investir em reforço extra na sua preparação e ter o controle perfeito do seu estudo na palma da mão.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, o aplicativo Estudaqui mede suas HBCs automaticamente, e ainda de mostra o nível de eficiência de suas HBCs em cada disciplina, dia da semana etc.

Você terá a eficiência das suas HBCs na palma da mão, e muito mais: em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho.

E o Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves