Blog
Estudo e redes sociais como conciliar mídias sociais com o estudo Capa

Estudo e redes sociais: como conciliar mídias sociais com o estudo?

Estudo para uma prova difícil (como um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica etc) e redes sociais são passíveis de conciliação? Hoje é inegável a presença e a importância dos smartphones e das redes sociais. No entanto, essa tecnologia tão disponível pode ser uma vilã para a concentração nos estudos. São diversas informações na palma das mãos e, caso você não tenha disciplina, facilmente irá perder o foco! Pensando nisso, preparei este artigo para mostrar como você pode usar as redes sociais a seu favor.

Os smartphones se popularizaram e, aos poucos, se tornaram verdadeiras extensões das pessoas, estando o tempo todo nas nossas mãos, bolsos e mesas. Esses pequenos dispositivos oferecem acesso instantâneo às redes sociais, que são fonte de muito conteúdo, mas sobretudo de distrações

A verdade é que o problema não está exatamente nas redes sociais, mas na incapacidade dos estudantes de lidar com essas mídias de maneira saudável.

Se você está deixando essas ferramentas atrapalharem o seu progresso nos estudos, é hora de rever os hábitos em relação a essas mídias!

Conciliar estudo para uma prova concorrida e redes sociais exige disciplina

Quando o assunto é estudo para provas concorridas (seja um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica, ou qualquer outra) e redes sociais, entenda que o seu melhor fiscal será você mesmo!

Você deve fazer uma autoanálise e concluir se você está perdendo seu valioso tempo em redes sociais em detrimento dos seus estudos.

No universo dos vestibulares, muitos jovens não estão poupando esforços quando o assunto é eliminar as distrações! Apagar as redes sociais como o Facebook, Whatsapp e Twitter é a alternativa escolhida para aumentar a concentração e, assim, conquistar uma vaga nas federais.

Mas então deletar as redes sociais é o único caminho para fugir das distrações? Não! Há outras opções. Vou te dar dicas de como utilizar essas mídias adequadamente.

1. Tenha um perfil voltado para estudos

A primeira dica que eu dou para você conciliar estudo e redes sociais é segmentar bem a função do seu perfil nas redes sociais.

Se necessário, crie um perfil fake para utilizá-lo apenas para assuntos voltados aos estudos.

Mas por que fazer isso? Qual o problema com o meu perfil pessoal? A questão é que, nas contas pessoais, você possui diversas conexões com familiares e amigos, que podem vir a, involuntariamente, afetar a sua concentração e gerar dúvidas quanto aos seus objetivos.

Além disso, você sabia que 33% dos profissionais acreditam que as redes sociais influenciam seleções?

Isso porque a checagem de informações em perfis nas redes sociais é algo cada vez mais comum em processos seletivos, o que leva os profissionais a estarem mais atentos ao que postam nesses canais. E ter um perfil cheio de posts de outros assuntos polêmicos poderá prejudicar seu atual ou futuro trabalho.

Dessa forma, é vital ficar atento à qualidade e ao teor das informações, imagens e conteúdo replicados por você nas suas contas pessoais.

2. Filtre os grupos de discussão

Participar de grupos de discussão no Facebook sobre estudo ou sobre a sua prova pode ser produtivo, desde que você participe dos grupos certos.

Não se inscreva em todos os grupos de discussão, pois o exagero pode levar à perda de tempo.

Imagine que você já está em um estágio avançado de dedicação e métodos de estudos. De repente, se depara com uma publicação de um iniciante, que questiona os colegas de grupo sobre como organizar a rotina de estudos.

Você certamente já estará cansado de saber como lidar com a rotina de estudante e uma discussão como essa pode tomar o seu tempo de estudos e de descanso.

A dica é: inscreva-se em um ou dois grupos voltados para provas específicas da sua área (seja um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica etc).

Além disso, vale a pena seguir algumas das principais páginas de conteúdo para a prova que você almeja.

Também busque ter atenção às páginas de sites que divulgam editais, aulas online, alterações recentes e mais. Essas são fontes de conteúdo rico também para as horas extras ao tempo dedicado aos estudos.

3. Participe das redes mais produtivas

Uma rede social que considero pouco indicada para estudos é o Instagram. Essa é uma mídia que privilegia conteúdos visuais e, em geral, de pouca duração.

Dessa forma, o Instagram não é a melhor rede social para estudo. A maioria dos estudantes que estão usando esse mídia estão perdendo tempo com bobagens! É claro que sempre há exceções.

Você sabia?

Os fundadores e sócios da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui, e também continue lendo :).

4. Apague, oculte ou desative aplicativos

Se você é viciado em pegar o celular toda hora para conferir o feed de notícias do Facebook, te dou uma dica baseada em experiência própria: há dois anos eu deletei o aplicativo do meu celular e isso melhorou a minha produtividade.

Deixei apenas o Messenger para responder a eventuais mensagens. Essa alternativa acaba com o vício de pegar o celular toda hora e conferir as novidades.

Outra boa alternativa é desativar as notificações de aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, e reservar um horário do dia apenas para conferir os recados recebidos.

5. Utilize fóruns com sabedoria

Os fóruns de discussão parecem ser a melhor opção para trocar experiências com outros estudantes. No entanto, é preciso filtrar as discussões absorvidas nessas mídias.

Em muitos fóruns costumam ocorrer muitas discussões improdutivas. E, ao se envolver em uma discussão na internet, possivelmente você perderá a tranquilidade, o que afetará a qualidade dos seus estudos.

É claro que existem fóruns sérios, com discussões ricas. Portanto, analise as discussões, escolha participar daquelas que lhe são úteis e, sobretudo, fuja de debates sobre boatos.

Estudo e redes sociais é uma associação positiva para a preparação para provas, desde que seja feita com sabedoria.

É fato a grande maioria dos estudantes está mais se atrapalhando com redes sociais do que realmente recebendo ajuda dessas plataformas. Portanto, fique atento!

Faça uma boa triagem das suas redes sociais e siga essas dicas! Lembre-se que você fez uma escolha muito séria que é estudar para uma prova difícil e concorrida (seja um concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica, ou qualquer outra). Por isso, tome cuidado com artifícios que roubam a sua concentração na hora de estudar.

Agora que você já sabe como conciliar as redes sociais com o estudo, saiba que você não precisa tentar planejar nem acompanhar o seu estudo sozinho, facilite a sua vida acessando o aplicativo Estudaqui.

Você só precisa fazer um cadastroescolher a prova que deseja e definir seu nível de conhecimento em cada disciplina da prova escolhida.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui também permite, automaticamente: 

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado. 

Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais.

Um abraço, e bons estudos.

© Copyright - Estudaqui