Como não procrastinar nos estudos

Como não procrastinar nos estudos e conseguir estudar mais?

A procrastinação é um dos maiores problemas de um estudante, mas como não procrastinar nos estudos e conseguir estudar mais?

Deixar tarefas para depois todo mundo deixa, mas isso nos prejudica muito, independentemente do que deixamos para depois. E quando o assunto é eficiência e rendimento atrapalha ainda mais. Você sabe como não procrastinar nos estudos?

Entretanto, é importante lembrarmos que existe uma grande diferença entre procrastinação e preguiça.

Basicamente, procrastinação é a atitude de sempre empurrar a atividade principal para depois e colocar atividades secundárias na frente. Já a preguiça é quando você deixa de fazer absolutamente tudo.

Agora que você já entendeu essa diferença, que tal falarmos da procrastinação nos estudos?

Para que você tenha um estudo de qualidade e absorva todas as informações, você precisa de foco e determinação. Mas às vezes não estamos com tanta disposição e ficamos adiando o início do estudar.

Então eu vou passar algumas dicas para que você aprenda como não procrastinar nos estudos. Vamos lá?

Não marque hora para começar a estudar

Parece estranho, mas você não deve marcar um horário para começar a estudar. Agora você deve estar se perguntando por quê

Na verdade, quando você determina uma hora, você acaba procrastinando. Ou seja, você sempre deixa para daqui 10 minutos, depois 15 minutos e assim por diante.

Então o ideal a se fazer é sentar para estudar quando você estiver disposto e aí sim olhar para relógio para controlar a suas horas de estudo.

Técnica do 3, 2, 1…já!

Esta regrinha pode até parecer boba, mas funciona! Ela é como um incentivo próprio, uma vontade sua para que uma atitude seja tomada. “Eu preciso fazer…agora!”

A partir do momento que você começar esta contagem regressiva no seu cérebro, você já vai estar preparando a sua mente e seu corpo para começar a estudar.

Entretanto, é importante que você prepare tudo para aplicar essa dica. Adiante o que precisa adiantar, sem procrastinar, e 3, 2, 1!

Organize tudo no dia anterior

Caso você tenha um ambiente de estudo que seja possível preparar todo o material que você pretende utilizar, faça isso!

Até porque a desorganização atrapalha a manter o foco e estressa. Portanto, faz com que o seu momento de estudo não seja produtivo. 

Além disso, outra coisa que ajuda a otimizar o tempo e facilita tanto a organização pré-estudo, quanto controla o que já foi visto, é o plano de estudo.

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkely e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Não dê desculpas para procrastinar

Muitas vezes ficamos procurando formas de ludibriar nós mesmos, procurando informações que seriam sobre estudar, mas que não são de fato estudo.

Sendo assim, estudo é sentar na mesa, abrir o livro e estudar. Não existe verificar material, ver dicas de como estudar, isso é para a sua hora livre.

Portanto, a dica é: trace uma meta de horas ou de conteúdo para ser estudado. Por quê?

Porque se você não cumprir, você perderá alguma coisa que, provavelmente, será a sua hora livre. E você vai ter que fazer isso no dia seguinte.

Então, tenha disciplina para estudar e somente depois se dê de recompensa jogar futebol, ver um filme ou assistir à novela, porque você vai ter cumprido a sua meta e merece relaxar.

Sinta o prazer de ter feito seu dever

Assim como você sabe que poderia ter feito mais, você sabe que cumpriu o que tinha planejado. Essa sensação é maravilhosa, não é?

Então, por que não se permitir senti-la mais vezes? Toda vez que você estiver procrastinando, lembre-se da sensação maravilhosa do dever feito!

Precisa de ajuda para saber como não procrastinar nos estudos? Busque apoio!

Caso você tenha realmente muita dificuldade em manter o foco nos estudos, você precisa achar outras formas de concentrar.

Uma opção que pode te ajudar, e muito, a não procrastinar é buscar ajuda com pessoas experientes.

Outra opção melhor ainda é ter quem te diga o que estudar e como medir tudo. A melhor forma de evitar procrastinar é ter o controle do seu estudo na palma da sua mão.

E aqui vem a melhor notícia de todas: saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho, facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Tiago Ribeiro Neves.

Ver todos os artigos de Tiago Ribeiro Neves